espaço

Thursday , 27 de april de 2017

Congresso da Abrampa começa discutindo futuro da proteção ambiental no Brasil

Solenidade de abertura foi realizada em São Paulo na noite desta quarta-feira
Solenidade de abertura foi realizada em São Paulo na noite desta quarta-feira

Abertura Congresso Abrampa - Dra. LidiaDiversas autoridades civis e militares e representantes da sociedade civil participaram, na noite desta quarta-feira (26/4), da solenidade de abertura do XVII Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente. O evento, realizado na capital paulista pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), pelo MPSP e pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), discute estratégias para o futuro da proteção ambiental no Brasil. 

Representando o Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, a secretária de Integração da PGJ Lidia Helena Ferreira da Costa dos Passos exaltou em discurso de abertura os temas escolhidos para nortear as atividades do congresso. “É preciso discutir acesso à água, saneamento e definir responsabilidades na área ambiental. O desmatamento vem crescendo em ritmo galopante e estamos assistindo a retrocessos preocupantes neste setor”, afirmou Lidia. 

O secretário de Estado da Justiça, Márcio Elias Rosa, que compareceu à solenidade de abertura representando o governado Geraldo Alckmin, destacou que a temática ambiental tem grande importância em tempos de crise. “Quando vivemos uma crise, existe o risco de retrocessos, pois a carência de investimentos leva à exploração das riquezas naturais. “A prioridade deve ser estimular a proteção à fauna e flora, estratégias para políticas de saneamento e tratamento de resíduos sólidos, por exemplo”, disse. 

Em sua fala, Luis Fernando Cabral Barreto Junior, presidente da Abrampa, ressaltou a importância do papel desempenhado pelo MPSP na criação do Ministério Público ambiental, incorporando a defesa do meio ambiente durante os anos 1980. “Foi quando o Direito Ambiental começou  ser colocado em prática. O momento é de reflexão sobre o futuro. Não podemos olhar para a frente com temor de que as dificuldades irão nos arrefecer”, opinou Barreto Junior. 

A mesa foi composta ainda pelo membro do Conselho Nacional do Ministério Público Marcelo Ferra de Carvalho, pelo procurador de Justiça e coordenador do congresso, José Eduardo Ismael Lutti; pelo procurador do Ministério Público de Minas Gerais e presidente emérito da Abrampa, Jarbas Soares Junior; pelo promotor de Justiça assessor da Escola Superior do Ministério Público, Romeu Galiano Zanelli Junior (representando a direção da ESMP); pelo presidente do Grupo Especial de Câmaras de Direito Ambiental do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho; e pela presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, que ministrou palestra sobre os rumos da proteção ambiental brasileira.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço