espaço

Thursday , 22 de june de 2017

Campanha “Político que faz favor, nega direitos” repercute em Cotia

Prefeitura criou vídeo para divulgar o projeto
Prefeitura criou vídeo para divulgar o projeto

Após o lançamento da cartilha “Político que faz favor, nega direitos – Em defesa do político ético e da sociedade” pelo MPSP, em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Cotia criou um vídeo para divulgar a campanha na cidade. O material tem como principal objetivo incentivar a alteração de posturas, valorizando a ética na política e o respeito às leis.

Criada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, a publicação alerta para os prejuízos que a prática do clientelismo acarreta para todas as pessoas. Prática comum na política brasileira, o clientelismo consiste na troca de favor entre o político e o eleitor. É isso o que acontece, por exemplo, quando o político garante ao eleitor o acesso a um serviço público, recebendo em troca o apoio do cidadão na forma de votos para as próximas eleições.

A cartilha explica ainda que o clientelismo é uma prática ilegal porque o acesso aos serviços públicos é um direito de todo cidadão, e dever ser prestado de forma impessoal. Ou seja, quem precisa de determinado serviço ofertado pelo poder público tem o direito de recebê-lo, independentemente de ter recebido ajuda de um político. 

Confira aqui uma animação da campanha. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço