espaço

Wednesday, 28 de june de 2017

Em Araçatuba, Smanio fala sobre a agilização de laudos e perícias

Processo de digitalização do Caex deve ser concluído em julho
Processo de digitalização do Caex deve ser concluído em julho

Em Araçatuba, o Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, falou a promotores de Justiça da cidade e região, na terça-feira (27/6), sobre o processo de digitalização pelo qual vem passando o Centro de Apoio Operacional à Execução (Caex). A medida vai permitir aos membros do Ministério Público acompanhar o andamento de laudos e perícias pela tela do computador. “Nosso objetivo é fazer com que o tempo de espera pela conclusão desses trabalhos seja cada vez menor”, explicou. Segundo ele, o processo de digitalização deve estar concluído em julho.

Para atingir esse objetivo, ele citou os convênios que foram firmados com fundações da Universidade de São Paulo (USP) para fazer perícias para o MPSP. “Caso os senhores identifiquem em suas regiões universidades locais que tenham interesse em fazer convênios conosco nesse sentido, peço que nos avisem”, disse o PGJ.

Smanio apresentou também o balanço de um ano de gestão à frente do MPSP e fez uma explanação da atuação da PGJ em Brasília, nos órgãos de classe, com parlamentares e junto aos tribunais superiores. Ele falou sobre o acompanhamento de perto de assuntos de interesse do Ministério Público como a reforma da Previdência, a Lei de Abuso de Autoridade e a reforma do Código de Processo Penal, entre outros temas.


Smanio anunciou a intenção de criar uma agência de notícias para ampliar a divulgação da atuação dos promotores de Justiça. “A ideia é modernizar a forma como a instituição se comunica com o público externo e tornar essa plataforma mais rápida e eficiente”, explicou. Segundo ele, a agência será implantada em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação e servirá para enviar notícias do MPSP aos órgãos de imprensa.


A intenção, de acordo como Procurador-Geral, é passar para a sociedade a mensagem de que tudo que é investido no Ministério Público é devolvido em dobro aos cidadãos. “Por esses motivos, colegas, ingressaram com uma ação ou conseguiram um resultado importante? Gravem um vídeo pelo celular, divulguem nas redes sociais, coloquem na internet, no Twitter, no Facebook”, sugeriu ele.


Para justificar o investimento na área de comunicação, o PGJ ressaltou a importância de os membros divulgarem o trabalho que desenvolvem no dia a dia em suas comarcas e as conquistas obtidas em favor das comunidades locais. Da reunião participaram promotores de Justiça da região noroeste do Estado.


Na sequência, o PGJ, que estava acompanhado de Mario Sarrubbo (subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais) e José Carlos Rochel (coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível), convidou também os promotores de Justiça a criarem e divulgarem projetos das atividades que desenvolvem em conjunto com instituições locais como as redes de atendimento nas áreas de educação, saúde, etc. “Essas conquistas para a coletividade precisam aparecer”, enfatizou.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço