espaço

Wednesday, 28 de june de 2017

Promotoria de Cananéia garante transporte coletivo e escolar a moradores de bairros rurais

Problema vinha causando altas taxas de evasão escolar
Problema vinha causando altas taxas de evasão escolar

O Ministério Público de São Paulo obteve decisão judicial favorável à concessão de tutela de urgência no município de Cananéia, garantindo transporte escolar gratuito a todos os alunos das redes municipal e estadual de ensino, bem como transporte público a moradores de bairros rurais.

Por meio de investigações conduzidas no curso de inquéritos civis, a Promotoria de Justiça de Cananéia constatou elevados índices de evasão escolar nos bairros do Ariri, Mandira, Itapitangui, Santa Maria e Porto Cubatão, em decorrência de irregularidades no fornecimento de transporte escolar gratuito aos alunos das redes públicas de ensino.

Constatou-se, ademais, a inexistência de qualquer serviço de transporte coletivo no município, razão pela qual os moradores dos bairros rurais não possuíam acesso a serviços públicos essenciais e ao comércio local, fator que implicava em notável segregação social.

Nem mesmo por veículos particulares, os moradores do Ariri e de outros bairros rurais conseguiam acessar o centro da cidade, considerando que a Estrada do Ariri não apresentava condições de trafegabilidade. A decisão judicial também determina que a prefeitura torne a via trafegável.  

Ciente das irregularidades, o prefeito de Cananéia, Gabriel dos Santos Oliveira Rosa, recusou a assinatura de termo de ajustamento de conduta sobre a matéria, o que deu ensejo à propositura da ação civil pública

A inicial da ação e a decisão judicial concessiva da tutela de urgência podem ser acessadas nos links abaixo. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço