espaço

Wednesday, 19 de july de 2017

Gaeco participa de remoção de pacientes em centro terapêutico de Araçoiaba da Serra

Estabelecimento não vinha cumprindo decisões judiciais
Estabelecimento não vinha cumprindo decisões judiciais

Nesta terça-feira (18/7), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Sorocaba acompanhou o cumprimento de ordem judicial para a remoção de pacientes do Centro Terapêutico Latanzio, situado em Araçoiaba da Serra. Policiais militares e oficiais de Justiça também participaram da ação.

O estabelecimento é alvo de uma ação civil pública ajuizada para interditar unidades de internação compulsória e involuntária, em razão de inadequações no atendimento dos pacientes, diante da notícia da prática de torturas e maus-tratos. A ação foi julgada e, em segunda instância, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a interdição do estabelecimento, proibindo-o de realizar as internações compulsórias e involuntárias, bem como determinando a transferência dos pacientes que estivessem sob tais tipos de tratamento para estabelecimento adequado.

Como a clínica não cumpriu a determinação judicial, a Promotoria de Justiça de Saúde de Sorocaba ingressou com pedido de execução e cumprimento da sentença. Em decisão de 12 de julho, a Justiça determinou a interdição da “unidade II da clínica ré, que deve ser proibida de receber novos pacientes em regime de internação involuntária ou compulsória sob pena de multa de mil reais por paciente”.

O Poder Judiciário resolveu ainda que a clínica deveria providenciar, em 24 horas, o remanejamento dos pacientes maiores de 18 anos internados involuntariamente, e entrega aos responsáveis de eventuais pacientes com menos de 18 anos. Ademais, foi dado prazo de 5 dias para que a clínica o remanejamento dos pacientes maiores e menores internados compulsoriamente encaminhando-os à supervisão do município de 
Araçoiaba da Serra para unidade de saúde adequada, sob pena de multa diária de mil reais por paciente.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço