espaço

Friday , 18 de august de 2017

Após inquérito do MPSP, Panorama ganha abrigo para acolhimento de crianças e jovens

Comarca não contava com entidade para receber menores em vulnerabilidade social
Comarca não contava com entidade para receber menores em vulnerabilidade social

Inauguração de abrigo para crianças em PanoramaNesta sexta-feira (18/8), foi inaugurado, na cidade de Panorama, o Abrigo Institucional “Cantinho Feliz”, entidade de acolhimento para crianças e adolescentes. A instalação do abrigo ocorreu após instauração pelo MPSP, em janeiro de 2017, de inquérito civil  para apurar possível violação ao direito de crianças e adolescentes em situação de risco nos municípios de Panorama, Paulicéia e Santa Mercedes. Como a comarca não contava com entidade oficial de acolhimento institucional de menores, crianças em situação de vulnerabilidade social na região eram direcionadas a abrigos localizados em outros municípios, gerando flagrante violação ao direito à convivência familiar e ao acolhimento no local mais próximo à comunidade de origem.

Após reunião realizada em fevereiro de 2017 pelo promotores de Justiça Emerson Martins Alves e Daniel Magalhães Albuquerque Silva com os prefeitos dos municípios, todos comprometeram-se a celebrar termo de parceria entre si para a garantia financeira e de recursos humanos destinados à instituição da entidade de acolhimento.

Com o constante acompanhamento do Ministério Público, foram aprovadas pelas respectivas Câmaras leis municipais prevendo a criação da entidade, bem como a autorização para a celebração de convênio pelos municípios, o qual foi assinado em 20 de junho deste ano.


Mediante auxílio do Núcleo de Assessoria Técnica (NAT) da Regional de Presidente Prudente, realizou-se visita ao imóvel alugado na cidade de Panorama para a indicação de eventuais melhorias, bem como foram sugeridas as necessárias adequações ao regimento interno e projeto político-pedagógico da entidade.

Por fim, realizado o aporte financeiro pelas prefeituras, mobiliado o abrigo - inclusive com doações feitas pelo comércio da região - e contratado o pessoal necessário, a entidade de acolhimento “Cantinho Feliz” foi inaugurada em solenidade que contou com a presença de membros dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo locais, bem como do Ministério Público das comarcas de Panorama e Dracena, além de funcionários municipais, líderes religiosos, empresários locais e sociedade em geral.

A equipe técnica da entidade de acolhimento está em fase final do curso de capacitação, e a chegada das quatro crianças da comarca atualmente acolhidas em outros municípios está prevista para 23 de agosto.

 

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço