espaço

Monday , 21 de august de 2017

Respeito às diferenças é tema do concurso musical do MPSP e Secretaria da Educação

Segunda edição do Vozes Pela Igualdade de Gênero incentiva composições em prol dos direitos LGBT
Segunda edição do Vozes Pela Igualdade de Gênero incentiva composições em prol dos direitos LGBT

Para estimular o debate sobre questões de gênero e diversidade sexual de forma lúdica, o Ministério Público de São Paulo e a Secretaria de Estado da Educação realizarão a segunda edição do concurso musical Vozes Pela Igualdade de Gênero, este ano com o tema #RespeitaAsDiferenças. Este ano, o concurso envolverá estudantes de todo o Estado para criar uma composição que valorize a tolerância, o respeito e combata qualquer tipo de discriminação de gênero e de orientação sexual. Como na primeira edição, a música vencedora será gravada pela Midas Music, do produtor Rick Bonadio. O concurso tem início nesta segunda-feira (21/8), com os debates propostos nas escolas.

Outra grande novidade deste ano é que a música vencedora será escolhida por voto popular. As finalistas serão apresentadas no dia 21 de novembro, quando será divulgado o link para os votos do público.

Para ampliar a mobilização, alunos e educadores receberão uma tarde de formação à distância com promotoras de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid) e do Núcleo de Gênero, ambos do MPSP, e com educadores da Secretaria da Educação sobre o que é gênero e violência de gênero; diversidade sexual; além de dicas e mobilização para o concurso.

Poderão participar alunas e alunos de todas as escolas estaduais, matriculados e frequentes no Ensino Médio de curso regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da adesão da escola.

Os grêmios, assim como os professores orientadores, serão multiplicadores do conhecimento e terão o papel de mobilizar os outros estudantes a produzir suas músicas. As inscrições serão individuais ou em equipes de até cinco pessoas, sendo obrigatória a participação feminina quando os alunos optarem por mostrarem sua música em grupo.

O II Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero: #RespeitaAsDiferenças terá três fases: a primeira será a escolha pela escola, que será responsável por formar uma comissão multidisciplinar composta por profissionais que farão a avaliação e a seleção das músicas inscritas, e envio de uma composição musical à Diretoria de Ensino até o dia 27 de outubro. A segunda fase será a escolha pela Diretoria de Ensino, que fará, até o dia 7 de novembro, a avaliação e seleção das músicas recebidas das escolas. Na última fase, a comissão julgadora formada por representantes do MPSP, da Secretaria da Educação e da área musical definirão os 10 finalistas. Estes, por fim, serão submetidas à votação popular online de 21 a 30 de novembro, de onde sairá a composição vencedora.

O Vozes pela Igualdade de Gênero foi lançado em 2016 como forma de chamar atenção para a necessidade do enfrentamento à violência contra mulheres, no ano em que a Lei Maria da Penha completou uma década de existência.

O fim do preconceito e da violência de gênero, e a luta pela liberdade das mulheres estão nos versos da música Primeiro Passo, vencedora da primeira edição do concurso. A canção é de autoria do aluno Nathan Pereira da Silva, contando com a participação da cantora Kell Smith, do sucesso Respeita as Mina, que também criou e cantou o refrão.

A música foi gravada pela Midas Music, do produtor Rick Bonadio, que é detentor de cinco prêmios Annual Latin Grammy Awards, e uniu-se ao concurso como símbolo de engajamento da música, cultura, justiça e educação pela igualdade de gênero, além da importância de levar esta mensagem à juventude brasileira. 

Confira o regulamento completo


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço