espaço

Thursday , 19 de october de 2017

Centro de Apoio Operacional lança cartilha sobre reintegração de posse

Obra traz sugestões de atuação para promotores de Justiça
Obra traz sugestões de atuação para promotores de Justiça

O Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva, Meio Ambiente e Urbanismo e Cível acaba de lançar a cartilha  “Atuação do Ministério Público em Conflitos Possessórios Coletivos.”

 

Trata-se de material de apoio tendo em vista as disposições do Novo Código de Processo Civil sobre a obrigatoriedade de intervenção do Ministério Público, como custos legis, em litígios coletivos pela posse da terra rural ou urbana. Por esse motivo o Centro de Apoio Operacional desenvolveu estudos e colheu informações para subsidiar a atuação da instituição nesse tema.

 

Os assessores do CAO delinearam o papel do Poder Público, tendo em vista a proteção dos interesses da parcela menos favorecida da sociedade que clama pela efetividade do direito à moradia, a partir de uma visão renovada do direito de propriedade, atento ao seu perfil constitucional de direito fundamental que atenda à função social.

 

O material foi elaborado sob a forma de perguntas e respostas, abordando os principais aspectos que devem nortear a atuação do Ministério Público, com sugestões de atuação. A cartilha enfatiza a necessidade de se valorizar a atuação do Ministério Público como interveniente no processo civil, adotando-se postura proativa, com foco na solução dos problemas sociais que justificam a atuação ministerial, e integrada com a tutela de direitos transindividuais.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço