espaço

Thursday , 19 de october de 2017

MPSP segue com visitas a escolas para divulgar "Vozes pela Igualdade de Gênero"

Concurso convida jovens a criarem música sobre tolerância e respeito à diversidade sexual
Concurso convida jovens a criarem música sobre tolerância e respeito à diversidade sexual

Visita "Vozes da Igualdade de gênero" em Ribeirão Preto

Promotores de Justiça continuam visitando escolas da rede pública de ensino no Estado de São Paulo para divulgar o concurso “Vozes pela Igualdade de Gênero”, promovido pelo MPSP e Secretaria de Estado da Educação. Recentemente, foi a vez de alunos da Escola Estadual Cid de Oliveira Leite, em Ribeirão Preto, e de quatro unidades de ensino de Jacareí receberem orientações sobre a competição.

Junto aos jovens, as promotoras de Justiça Patrícia Frighetto Gasparini (Ribeirão Preto) e Renata Rivitti (Jacareí) abordaram questões sobre gênero, igualdade de gênero e diversidade sexual. Em ambos os casos, foram apresentados slides com estatísticas sobe violência de gênero, dando aos participantes a chance de observar que há muito ainda a ser feito para que a sociedade aceite as diferenças e supere seus preconceitos.

Patrícia frisou aos jovens que “igualdade, além de significar tratar todos da mesma maneira, com respeito e sem preconceitos, é também garantir os mesmos direitos, por exemplo, direito de estudar, direito à saúde, e etc”. Já de acordo com Renata, o interessante foi perceber que, a partir do direcionamento dado durante as atividades, os próprios alunos assumiram o protagonismo das discussões, fazendo inclusive com que o encontro se estendesse mais do que o inicialmente previsto.

Em ambas as visitas, houve grande participação dos alunos, que manifestaram opiniões e fizeram comentários, demonstrando entendimento e comprometimento com a causa.

A divulgação continua por todo Estado e outras atividades estão sendo programadas para os próximos dias em demais municípios.

Na edição de 2017, o “Vozes pela Igualdade de Gênero” convida estudantes de todo o Estado para criarem uma composição que valorize a tolerância, o respeito e combata qualquer tipo de discriminação de gênero e de orientação sexual. Como na primeira edição, a música vencedora será gravada pela Midas Music, do produtor Rick Bonadio. 

O concurso terá três fases: a primeira será a escolha pela escola, que será responsável por formar uma comissão multidisciplinar composta por profissionais que farão a avaliação e a seleção das músicas inscritas, e envio de uma composição musical à Diretoria de Ensino até o dia 27 de outubro a segunda fase será a escolha da Diretoria de Ensino, que fará a avaliação e seleção das músicas recebidas das escolas até o dia 7 de novembro; a última fase será a escolha da comissão julgadora formada por representantes do MPSP, da Secretaria da Educação e da área musical, de 10 finalistas que por fim, passarão pelo votação popular online de 21 a 30 de novembro, de onde sairá a grande vencedora. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço