espaço

Thursday , 19 de october de 2017

Promotoria e Prefeitura de Presidente Prudente firmam TAC sobre alvarás para eventos

Queda de palco em show do DJ Alok foi um dos motivos
Queda de palco em show do DJ Alok foi um dos motivos

Com o intuito de a melhorar a segurança oferecida em todos os eventos realizados em Presidente Prudente, o MPSP e o prefeito do município firmaram, nesta quarta-feira (18/10), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) determinando uma série de regras que deverão ser seguidas daqui para frente. O acordo substitui um outro TAC, este assinado em 2012, que já se encontra defasado, incapaz de fazer frente às necessidades atuais locais, sobretudo após o incidente em que parte das estruturas do palco e do camarote no Rancho Quarto de Milha desabaram durante uma apresentação do DJ Alok.

O documento, assinado pelo promotor de Justiça André Luís Felício e pelo prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho, considera, entre outros aspectos, que o poder público municipal só pode e deve conceder alvarás para a realização de eventos quando observadas exigências legais e fiscalizar seu cumprimento. O TAC ressalta ainda que existe a necessidade de incrementar ainda mais as exigências e a fiscalização de critérios objetivos para embasar a concessão de alvarás para realização e acompanhamento de eventos.

De acordo com o TAC, a partir de agora, a empresa produtora dos eventos deverá ser estar regularmente constituída, possuir endereço comercial e estar cadastrada junto à prefeitura, ficando obrigada a contratar seguro de acidentes pessoais coletivo. Outra exigência é que os organizadores paguem adiantadamente parto de tributo devido ao município. Ainda segundo o acordado entre a prefeitura e o MPSP, ficam determinados a instalação de câmeras de reconhecimento nas entradas, o controle eletrônico de ingressos com a necessidade de manter em posse do consumidor um comprovante da compra, a existência de números específicos para a manutenção de ambulâncias comuns e unidades de terapia intensiva, a proibição de comercialização de bebidas em recipientes ou copos de vidro e a atenção especial para portadores de necessidades especiais, idosos e gestantes, entre outras obrigações.

Todas as mudanças foram discutidas com empresários do entretenimento local, para quem o TAC servirá como uma ferramenta para impedir a atuação de produtores de eventos que não se preocupam com a segurança do público. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço