espaço

Thursday , 14 de december de 2017

Órgão Especial aprova relatório para criação de núcleo sobre práticas autoimpositivas

Estrutura será integrada por promotores de Justiça de forma voluntária
Estrutura será integrada por promotores de Justiça de forma voluntária

Na última sessão com a atual composição, o Órgão Especial aprovou nesta quarta-feira (12/12) relatório dos procuradores Carlos Eduardo da Matta, Dora Bussab e David Cury Júnior recomendando a aprovação da proposta da Procuradoria-Geral de Justiça para a criação do Núcleo de Incentivo de Práticas Autoimpositivas (Nuipa) no MPSP. A nova estrutura, que será integrada voluntariamente pelos promotores, tem como objetivo incentivar a solução de conflitos na esfera cível e na esfera penal, no caso de crimes de menor monta, sem impedir que o promotor natural tome as medidas cabíveis que entender necessárias.

A decisão do Órgão Especial atende a uma resolução do Conselho Nacional do Ministério Público. Na mesma sessão, o Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio,  homenageou a todos os integrantes do colegiado. Segundo ele, "a instituição tem a força que tem" porque seus integrantes são capazes de divergir, mas buscar o melhor caminho para o Ministério Público. "Foi um perído bastante rico, bastante desafiador", disse o PGJ. "Acho que este Órgão Especial esteve à altura do momento do país", completou, destacando, entre outros pontos, o posicionamento firme da instituição na defesa de suas prerrogativas quando dos debates em torno da assim denominada lei contra o abuso de autoridade.

Falando em nome dos membros natos do colegiado, o decano, Fernando José Marques, cumprimentou os membros eleitos que deixarão o Órgão Especial pela atuação que tiveram. Os 20 novos integrantes do colegiado foram eleitos em votação realizada no dia 22 de novembro

O colegiado aprovou voto de louvor aos procuradores de Justiça que deixarão o Órgão Especial por sugestão de Luiz Antônio Marrey.

Mais fotos da sessão estão disponíveis aqui.

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço