espaço

Thursday , 14 de december de 2017

Atuação do Gaema garante suspensão de aprovações para loteamentos em Várzea Paulista

Lei complementar havia modificado plano diretor do município
Lei complementar havia modificado plano diretor do município

Nesta quinta-feira (14/12), o Ministério Público de São Paulo obteve na Justiça liminar determinando que o munícipio de Várzea Paulista suspenda imediatamente, até a decisão final, toda e qualquer aprovação de loteamentos ou construções industriais em área de proteção ambiental que sofreu alteração pela Lei complementar 221/2011. Para o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do MPSP, autor da ação por intermédio do promotor de Justiça Rodrigo Sanhes Garcia, a lei é inconstucional porque criou em Várzea Paulista uma zona de estruturação ampliada em local onde, de acordo com o plano diretor de 2006, havia uma Zona de Proteção Ambiental e de Recursos Hídricos com reflexos de conectividade com as Áreas de Proteção Ambiental de Jundiaí e de Cajamar. Com a decisão, ficam suspensos ainda quaisquer atos executivos de obras, medições e outras intervenções de qualquer natureza no local.

Para caso de descumprimento, foi estabelecida multa diária no valor de R$ 5 mil, limitada, por ora, a 100 dias. 

De acordo com o Gaema, a área, em que deveria ocorrer baixa ocupação, já possui processo de aprovação para quatro loteamentos com lotes de 300m2 em média.

Na ação ajuizada pelo MPSP, o promotor de Justiça destacou que a Lei Complementar 221/2011 alterou o plano diretor de 2006, em especial seu artigo 19, criando a Zona de Estruturação Ampliada, além de determinar outras providências. A iniciativa provocou alterações que resultaram na diminuição da área de incidência da Macrozona de Proteção Ambiental com a consequente inclusão desta área na Macrozona de Estruturação e Qualificação Urbana, e na mudança do zoneamento do território, passando a área de Zona de Proteção Ambiental e de Recursos Hídricos para Zona de Estruturação Urbana.

"Tais alterações, pontuais e casuísticas, sem qualquer estudo que o embasasse expõem a risco o desenvolvimento sustentável do município (...)", afirma a petição inicial. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço