espaço

Friday , 15 de december de 2017

Gaeco denuncia nove pessoas integrantes de organização investigada na Operação Fumaça

Entre elas estão delegado, investigador e empresários
Entre elas estão delegado, investigador e empresários

Na última quarta-feira (13/12), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) ofertou denúncia contra nove pessoas, em razão da Operação Fumaça, deflagrada em 5 de dezembro com o apoio da Polícia Militar, da Corregedoria da Polícia Civil e da Receita Federal. A organização criminosa, composta de delegado de polícia, investigador, empresários e advogados, atuava em Rio Claro. Os crimes imputados foram organização criminosa, corrupção passiva, extorsão e lavagem de dinheiro. 

O delegado de polícia denunciado é apontado pelo Ministério Público como o instituidor e coordenador da organização criminosa. Foi ele quem indicou à pessoa que investigava, vítima dos fatos, um dos advogados presos e também denunciado. Por mais de dois anos, a organização criminosa exigiu de suas vítimas, entre elas uma idosa com quase 70 anos, valores que eram entregues para advogados e consultores integrantes da organização criminosa.

Como forma de atemorizar suas vítimas, os membros do grupo exibiam notícias de operações do Gaeco e mandados de prisões falsos, exigindo o pagamento de quantias milionárias para evitar os cumprimentos.

Os advogados e consultores integrantes da organização informavam que poderiam intervir junto a autoridades públicas do sistema de Justiça penal para resolver as pendências criminais das vítimas. 

Em caso de condenação, os fatos imputados ao delegado de polícia – afastado das funções por decisão judicial
podem gerar pena de 42 anos, enquanto ao advogado indicado por ele à vítima, a pena pode chegar a 78 anos. A Secretaria de Segurança Pública já está ciente da decisão de afastamento. 

Entre os denunciados e presos está um ex-promotor de Justiça, exonerado por condenação penal, sendo apreendido com ele inclusive a carteira funcional. Há informações de que o acusado se identificava como promotor de Justiça aposentado. 


A Justiça indeferiu todos os pedidos de revogação das prisões preventivas.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço