Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube

espaço

Thursday , 11 de january de 2018

Importância da renovação de colegiados é destacada por PGJ em posse de integrantes

Órgão Especial, Conselho Superior e Comissão Processante ganharam novos membros
Órgão Especial, Conselho Superior e Comissão Processante ganharam novos membros

Em cerimônia concorridíssima, os novos integrantes do Órgão Especial, do Conselho Superior do Ministério Público e da Comissão Processante tomaram posse nesta quarta-feira (10/1) para o biênio de 2018/2019 nos colegiados. "A renovação dos nossos órgãos da administração superior é fundamental. Reafirmamos o nosso compromisso institucional na defesa do Ministério Público", afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, no discurso em que saudou os procuradores de Justiça escolhidos pela classe para representá-los nos três colegiados. Ele ressaltou a importância do trabalho em defesa da democracia e da cidadania. "Tenho certeza que serão uma gestão bastante exitosa", concluiu.

Presidida por Smanio, a mesa, cuja presença de inúmeras autoridades de outras instituições denotava o imenso prestígio do Ministério Público, foi composta pelas seguintes personalidades: Márcio Elias Rosa (secretário da Justiça que representou o governador Geraldo Alckmin), Artur Marques da Silva Filho (vice do TJ que representava seu presidente), Paulo Garrido Afonso de Paula (corregedor do MPSP), Antonio do Pádua Bertone (secretário do Órgão Especial), Olheno Scucuglia (secretário do CSMP), Mágino Alves (secretário da Segurança Pública), Carlos Eduardo Cauduro (presidente do TRE), Geraldo Francisco Pinheiro Franco (corregedor do TJ), Renato Martins Costa (presidente do TCE), Fernando José Marques (decano do Órgão Especial), Oswaldo Molineiro (presidente da APMP), Paulo Prazak (presidente do TJMSP), Antonio Carlos da Ponte (diretor da ESMP), Roberto Fleury (ouvidor do MPSP), Anderson Pomini (secretário de Justiça do Município de SP), Juliana Garcia (da Defensoria Pública), Vera Nusdeo (da Procuradoria Geral do Estado) e Luiz Antônio Cardoso (da Escola Paulista da Magistratura).

A procuradora Mônica Desinano, representando os eleitos para o Órgão Especial, assinalou em seu discurso que o Ministério Público formatado pela Constituição Federal de 1988 sofreu diversas alterações, incluindo as relativas à tecnologia. "Pela primeira vez na história da instituição o pleito permitiu o voto a distância, antigo anseio da classe", afirmou Mônica.

No ano passado, Smanio determinou aos técnicos do CTIC que viabilizassem a possibilidade de promotores e procuradores de Justiça exercer o seu direito de voto remotamente. Isso acabou resultando no maior índice de participação eleitoral na história da instituição. Em sua fala, Mônica fez questão de agradecer a confiança depositada pela classe nos procuradores que tomaram posse nesta quarta.

O procurador Walter Sabella, que passa a integrar o CSMP, enfatizou em seu discurso a diferença da "atuação solitária" do promotor ou procurador de Justiça na esfera processual em relação ao trabalho em um órgão colegiado. "Minhas palavras são de agradecimento aos procuradores que terminam seu mandato. Boas-vindas aos que se dispuseram a integrar os colegiados", disse Sabella, ressaltando ainda a importância da "crença no poder do diálogo" para a atuação nas instâncias da administração superior.

Garrido de Paula, também citando a Constituição de 1988, sublinhou a ideia de que "o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido". Elias Rosa afiançou o respeito com o qual o Executivo tem tratado e continuará tratando o Ministério Público.

Mais fotos da posse podem ser vistas aqui.

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço