espaço

Friday , 19 de january de 2018

Inquérito sobre vacina contra febre amarela em São Paulo é instaurado por Promotoria

Para membro do MPSP, poder público deve manter população informada sobre o assunto
Para membro do MPSP, poder público deve manter população informada sobre o assunto

Nesta sexta-feira (19/1), a Promotoria de Direitos Humanos - Saúde Pública da Capital instaurou inquérito civil para apurar as responsabilidades do Estado e do município de São Paulo com relação à oferta de vacinas contra febre amarela. O procedimento, iniciado pelo promotor de Justiça Arthur Pinto Filho, cita representação feita por um cidadão afirmando que a forma com que a vacinação contra a doença está sendo realizada na capital paulista ofende a dignidade da pessoa humana. 

O homem alega que tentou se vacinar na UBS Humaitá, situada no bairro do Bixiga. Na ocasião, foi informado por uma servidora “que a senha seria distribuída pela manhã em horário indeterminado, em torno das 9 horas”. A funcionária teria dito que haveria distribuição “de quantidade indeterminada de senhas, de 150 a 300 senhas e que para conseguir uma seria necessário passar a madrugada na fila”. Segundo a servidora, era impossível precisar o horário em que a vacinação ocorreria no dia seguinte. 

Para o cidadão que apresentou a representação, "seria muito mais respeitosa a atitude da UBS se houvesse informação dos horários e condições em que a vacina seria aplicada". 

A portaria de instauração do inquérito cita ainda reportagem televisiva do dia 18 de janeiro de 2018 que apontou a existência de enorme fila em UBS, inclusive com a presença de idosos, que ali estavam por várias horas em busca da vacinação, sem informações precisas. A mesma matéria revelou a falta de material próprio para a vacinação, como seringas e agulhas.

O promotor de Justiça destaca que cabe ao governo federal estabelecer a política pública relativa à vacinação contra febre amarela, ressaltando que, em 2017, houve diminuição de 33% nas verbas federais destinadas ao combate das epidemias. Por outro lado, para o membro do MPSP, é preciso apurar a responsabilidade do Estado e do município no que diz respeito às suas atribuições. 

"Note-se que a comunicação com a população destas esferas da Federação é bastante precária. Não resta suficientemente claro e esclarecido ao conjunto da população onde a população deve se vacinar, quem deve ou não se vacinar (...), como se vacinar e como se prevenir. E qual a parte da população que prioritariamente deve ser vacinada", diz a portaria do inquérito. A Promotoria afirma também que não fica de forma suficientemente clara para a população paulistana os locais de vacinação. "Não é possível que a população saia às ruas batendo nas portas dos postos de saúde para saber se, na ocasião, haverá ou não vacinação", diz o documento. 

O inquérito determina a adoção de providência imediata para que a "população seja informada, de forma clara, por todos os meios de comunicação possíveis, mormente meios de comunicação de massa , diariamente, dos locais em que haverá vacinação, bem como a quantidade de vacinas que serão disponibilizadas no determinado local. Também a população deverá ser informada, de forma clara e diária, acerca de quem deve ou não se vacinar e como se prevenir da febre amarela. Se houver população de risco ou prioritária, esta informação deve igualmente ser fornecida de forma diária (...)".


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço