espaço

Thursday , 01 de february de 2018

Guarulhos ganha lei que institui programa de combate à violência doméstica

Projeto criado no MPSP envolve agentes de saúde
Projeto criado no MPSP envolve agentes de saúde

O município de Guarulhos instituiu recentemente, por meio da lei nº 7600/17, o programa “Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família”, idealizado pela promotora de Justiça Fabíola Sucasas. Com a iniciativa, agentes comunitárias de saúde de Guarulhos passarão por capacitação para enfrentar o problema da violência contra a mulher durante as visitas realizadas à população. 

A ideia central do programa, que recebeu menção honrosa na edição 2016 do Prêmio Innovare, é aproveitar a posição estratégica ocupada por agentes de saúde para a disseminação de informações que possam proteger as mulheres da violência de gênero, além de promover a aproximação com a rede de atendimento e defesa da mulher.

Além de Guarulhos, leis similares já instituíram o “Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família” nos municípios de Bragança Paulista, Leme e Ubatuba, contando com a atuação dos promotores de Justiça Daniela Romanelli, Carolina Anson, Ana Maria Buoso e Rafael Costa. 

Para Fabíola Sucasas, o fato de Guarulhos ter instituído o projeto é importante porque, além de representar uma frente indispensável ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher reconhecida pela Câmara e pela prefeitura, traduz uma iniciativa que pauta uma política pública permanente e que necessita de investimento.


Documentário sobre o projeto pode ser assistido aqui.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço