espaço

Friday , 09 de february de 2018

Promotoria consegue proibição dos eventos "Carnafunk" e "Baile da 018", em Penápolis

Entre os motivos estão poluição sonora e uso de drogas
Entre os motivos estão poluição sonora e uso de drogas

O Ministério Público de São Paulo conseguiu na Justiça, em caráter liminar, a proibição da realização dos eventos "Carnafunk" e "Baile da 018", que aconteceriam em Penápolis nesta sexta-feira (9/2) e nos dias 13, 23 e 24. A decisão autoriza o uso de força policial para impedir as festas e determina que a prefeitura tome as providências necessárias para tanto, fixando em trezentos mil reais a multa por cada evento realizado. 

O Judiciário atendeu a pedido apresentado pelos promotores de Justiça Fernando Burghetti e Lysaneas Maciel em ação civil públcia ajuizada contra o município de Penápolis e os organizadores dos eventos. A Promotoria recebeu informações de que a "Carnafunk" é, na realidade, uma continuidade da festa denominada “ Baile da 018”, que vêm causando incômodos de toda a sorte na população penapolense, dentre eles a poluição sonora, o uso indiscriminado de drogas de todos os tipos, inclusive com a participação de crianças e adolescentes.

De acordo com a petição inicial, o "Ministério Público participou de reuniões com todos os segmentos da sociedade e autoridades, visando angariar ideias para resolver os graves problemas ocorridos com os ditos bailes 'a céu aberto e em plena via pública', bem como se estava sendo realizado algum tipo de fiscalização pelas autoridades envolvidas". Os organizadores, contudo, sequer compareceram. 


Há ainda notícias do Conselho Tutelar e do Conselho de Segurança de Penápolis, de que menores frequentam o baile ingerindo bebidas e drogas, fato confirmado em oitiva informal recente na Promotoria de Justiça. Uma criança de nove anos chegou a ser encontrada em um dos bailes, desacompanhada dos responsáveis. 

Além disso, o local não apresenta as mínimas condições de segurança para a realização dos eventos, não havendo tempo hábil para a regularização em termos de segurança, sequer em relação ao policiamento, higiene e combate por parte do Conselho Tutelar para impedir o ingresso de crianças.


Além do pedido de liminar para impedir as festas, a Promotoria solicitou que a Justiça condene solidariamente o município de Penápolis e os organizadores/colaboradores a indenizarem os danos morais coletivos, diante da violação dos interesses difusos, dada a prática reiterada dos eventos denominados “Bailes da 018 e Carnafunk”. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço