espaço

Wednesday, 21 de february de 2018

Denunciado pelo MPSP, ex-goleiro Edson Nascimento tem pedido de habeas corpus negado

Réu queria suspender execução da pena a que foi sentenciado
Réu queria suspender execução da pena a que foi sentenciado

Denunciado pelo Ministério Público de São Paulo, o ex-goleiro Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, teve pedido de habeas corpus (HC) negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nascimento foi condenado por lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas, e tentava suspender a execução provisória da pena recebida. Em primeira instância, o réu foi condenado a 33 anos e 4 meses de reclusão. Ele interpôs recurso e o Tribunal de Justiça reduziu a sentença para 12 anos e 10 meses, determinando o início da execução provisória da pena.

No Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nascimento obteve liminar para a garantir sua liberdade até não haver mais possibilidades de recursos nas instâncias ordinárias. Contudo, embargos de declaração opostos contra o acórdão do Tribunal de Justiça foram rejeitados, tornando sem efeito a liminar e autorizando o início do cumprimento da pena. 

Em novo pedido de HC apresentado pela defesa ao STJ, o relator indeferiu a liminar e solicitou informações para análise detalhada do caso. Já no pedido de habeas corpus apresentado ao Supremo e indeferido, Nascimento pedia para esperar em liberdade até o trânsito em julgado da condenação.

O ministro Gilmar Mendes, relator do pedido, negou seu seguimento alegando não vislumbrar motivos para afastar a incidência da Súmula 691 do próprio STF, que impede a tramitação de habeas corpus no Supremo contra decisão de ministro de tribunal superior que indefere liminar em outro HC nele impetrado.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço