espaço

Thursday , 01 de march de 2018

MPSP vai elaborar plano de ação para o enfrentamento da igualdade de gênero

Em evento sobre o tema, participantes puderam deixar sugestões de atuação
Em evento sobre o tema, participantes puderam deixar sugestões de atuação

Transformar em plano de ação as propostas apresentadas pelos representantes de 70 movimentos sociais nesta quinta-feira (1º/3) na Roda de Conversa – Gênero, Igualdade e Políticas Públicas, foi a promessa do Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, ao encerrar o evento. “Nós temos um compromisso com o que foi firmado com todos que estão aqui hoje, e vamos encaminhar soluções dessas proposições no que depender da atuação do Ministério Público”, afirmou Smanio.

Para o secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Sérgio Turra, o Ministério Público tem esse compromisso com a sociedade. “É quem tem de dar voz à sociedade, principalmente aos seguimentos que estão menos representados”, disse.

Durante toda a manhã e início da tarde, integrantes da sociedade civil debateram questões de igualdade de gênero e a construção de políticas públicas para o enfrentamento do tema. As discussões foram acompanhadas por promotores de Justiça que irão receber as demandas, analisá-las e dar encaminhamento às propostas. Algumas delas foram, inclusive, fixadas pelos participantes num mural instalado no MPSP.

As sugestões foram debatidas pelos participantes com base nos temas das três rodas de conversa do dia: participação e representatividade da mulher na política; violência, assédio e saúde da mulher e autonomia e educação para a igualdade.

Entre as propostas encaminhadas destaca-se a construção de uma articulação permanente de entidades para avaliar a participação feminina no sistema partidário e de políticas públicas em geral; estimular rodas de conversa em espaços de saúde; capacitação de profissionais da rede protetiva para atendimento de casos de violência contra a mulher; viabilizar atendimento especializado à mulher em delegacias de polícia 24 horas por dia e sete dias da semana; discutir e dar voz ao debate sobre gênero nas escolas.   

”Um dos objetivos foi identificar a pluralidade de iniciativas pela promoção da igualdade de gênero no âmbito das políticas públicas em São Paulo”, disse a procuradora de Justiça e secretária de Integração da Procuradoria-Geral de Justiça, Lídia Helena dos Passos, organizadora do evento.  

Participaram das rodas de conversa e do evento as promotoras de Justiça Silvia Chakian, Fabíola Sucasas, Valéria Scarance, Fabiana Dal Más, Eliana Vendramini, a promotora de Justiça Fernanda Beatriz Gil da Silva Lopes, coordenadora da área da Infância, Juventude e Idoso do Centro de Apoio Operacional Civil e de Tutela Coletiva, o promotor de Justiça Yuri Castiglione, o secretário executivo do Centro de Apoio Operacional Civil e de Tutela Coletiva, Roberto Campos Andrade, além de representantes dos movimentos sociais.

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço