espaço

Monday , 26 de march de 2018

Gaeco deflagra Operação Sansessuga em Cubatão e Praia Grande, na Baixada Santista

Cinco mandados de prisão temporária foram cumpridos
Cinco mandados de prisão temporária foram cumpridos
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagou nesta segunda-feira (27/3),na Baixada Santista, a Operação Sanguessuga, que resultou na efetivação de cinco prisões temporárias e na execução de sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Praia Grande e Cubatão. O Gaeco também apreendeu três veículos utilizados pela organização criminosa e já sequestrados judicialmente. Luciano Bollini Francisco foi preso em flagrante pela prática do delito de tráfico de drogas na Avenida Engenheiro Plínio de Queiroz, reduto de atuação do grupo há anos e objeto de busca também em 2016.
 
Foram apreendidas 166 porções de cocaína, 27 porções de crack e 21 porções de maconha, sendo que a maior parte foi encontrada pelos cachorros, enterrada. O mandado de prisão temporária de Wilson Gonçalves Moreira, conhecido como "Pelé", foi cumprido no interior da Penitenciária de Lavínia II, local onde já se encontra detido e mantinha contato telefônico com sua companheira e seus comparsas. Durante as buscas na cela foi localizado ao menos um telefone e diversas anotações, inclusive já acondicionadas para o transporte de forma velada.
 
As investigações que levaram à deflagração da operação tiveram há algum tempo, a partir de informação dando conta de que a companheira de Moreira, detido em 2016 no âmbito Operação Cavalo de Aço, teria assumido as funções dele no comando do tráfico de drogas.
 
Em decorrência daquela operação, Moreira havia sido condenado a pena de 62 anos de reclusão pela prática dos delitos de integrar organização criminosa armada, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de arma de fogo, receptação e lavagem de dinheiro, crimes ocorridos nas cidades de Cubatão e Praia Grande. 
 
Foram realizadas interceptações telefônicas e diligências de campo que corroboraram o teor da denúncia inicial e possibilitaram a identificação de outros agentes ligados a ele e que também foram presos temporariamente na manhã desta segunda-feira.

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço