espaço

Tuesday , 17 de april de 2018

Após inserir declarações falsas em documento, Cesare Battisti é denunciado pelo MPSP

Italiano disse residir em município diferente de onde mora
Italiano disse residir em município diferente de onde mora

O Ministério Público de São Paulo, por meio do promotor de Justiça titular de Cananéia, ofereceu denúncia contra Cesare Battisti e Joice Passos dos Santos porque, no dia 26 de maio de 2015, os acusados fizeram inserir declarações falsas em documento público, com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

Em procedimento visando à habilitação para casamento, Battisti e Joice declararam falsamente que residiam em Cananéia (SP) e Belford Roxo (RJ), respectivamente. Todavia, diligências empreendidas pela Polícia Federal comprovaram que ambos residiam, na verdade, no município paulista de Embu das Artes. 


O local de domicílio dos nubentes define o cartório competente para receber e processar os pedidos de habilitação para casamento, bem como o local de publicação das proclamas. Sem a existência de tal critério objetivo, seria necessária a instalação de um regime de concorrência entre os cartórios de diversos distritos. 


Ademais, é por meio da publicação do edital de proclamas que se confere publicidade à pretensão matrimonial, permitindo-se que qualquer pessoa conhecedora de causas impeditivas do casamento se manifeste contrariamente a ele. Sob essa perspectiva, a publicidade do edital apenas pode atingir sua finalidade legal se ocorrer no meio social no qual estão inseridos os nubentes, pois se presume que as pessoas entre as quais atualmente residem os interessados são as que melhor podem informar. 

Daí a importância de se tutelar a norma, ferida pelos denunciados por meio de declarações falsas.

 

A defesa de Battisti tentou trancar a ação por meio de liminar em HC. Mas a Justiça rejeitou o pedido.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço