espaço

Thursday , 19 de april de 2018

Gaema recomenda impedimento de construção em área de preservação de São Sebastião

Documento foi enviado à prefeitura local e à Cetesb
Documento foi enviado à prefeitura local e à Cetesb

O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de São Paulo expediu recomendação à Prefeitura de São Sebastião e à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para que não expeçam "Habite-se", nem nenhum tipo de alvará, e nem aprovem qualquer projeto para a construção do "Residencial Praia da Baleia", localizado em praia do mesmo nome, naquele município do litoral paulista. O empreendimento ocuparia espaço da Área de Preservação Ambiental (APA) Baleia/Sahy, que possui diversas espécies de fauna e flora em risco de extinção. 

De acordo com a recomendação, assinada pelos promotores de Justiça Tadeu Badaró Junior e Alfredo Portes Neto, não é apenas a vegetação e os animais que correm risco com a construção do condomínio, mas o próprio empreendimento em si. Como a região é alagadiça e situada perto de um rio, toda a área pode sofrer com alagamentos. 

Prevendo a construção de 50 unidades de alto padrão em área de 17 mil metros quadrados, o condomínio foi embargado judicialmente em 2011, no âmbito de uma ação ajuizada pelo MPSP. No entanto, as incorporadoras Sundays Participações e KPB Empreendimento Imobiliário acionaram a Cetesb na tentativa de revalidar as licenças e, assim, dar continuidade ao projeto. O assunto é tema de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público.

Caso a recomendação não seja atendida, os envolvidos serão responsabilizados nas esferas administrativa e criminal. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço