espaço

Tuesday , 22 de may de 2018

Promotoria de Justiça relaciona indisciplina escolar com casos de abuso sexual

Assunto foi tema de evento realizado na capital paulista
Assunto foi tema de evento realizado na capital paulista

Yuri CastiglioneNa última sexta-feira (18/5), Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do Foro Regional da Lapa promoveu, no auditório do CEU Vila Atlântica, capital paulista, um evento dentro das ações realizadas semestralmente junto à rede de ensino visando à sua capacitação para lidar com o problema. Durante a atividade, comandada pelo promotor de Justiça Yuri Castiglione (foto), foi destacada a importância da trabalho conjunto e da articulação existente entre o Ministério Público e a rede protetiva, em especial as escolas, para o combate ao abuso sexual.

Estatísticas coletadas nos cinco anos em que a Promotoria vem desenvolvendo discussões sobre o tema indicaram que, em 2013, dentre os alunos que apresentavam algum desvio de conduta ou problema de comportamento eram identificados apenas dois grupos: um era composto por crianças em situação  de vulnerabilidade decorrente de alguma dificuldade econômica ou social, e outro formado por aqueles que apresentavam problemas de indisciplina em sala de aula. Em 2018, constatou-se que, na verdade, do total de alunos antes considerados indisciplinados, 57% são vítimas de abuso sexual. 

"Durante os trabalhos, foi ainda explicitado o fluxo de atendimento na rede protetiva a ser adotado pelas escolas sempre que notarem comportamentos sugestivos de abuso sexual sofrido por seus alunos", explica Castiglione. 

Tema de uma campanha promovida pelo Ministério Público de São Paulo, o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes é abordado também no Estúdio MP desta semana


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço