espaço

Wednesday, 23 de may de 2018

Jacareí recebe encontro de formação sobre o concurso Vozes pela Igualdade de Gênero

Objetivo foi refletir acerca de temas ligados à competição
Objetivo foi refletir acerca de temas ligados à competição

Vozes pela Igualdade - Encontro Jacareí

Para falar sobre a importância de debater temas ligados à  3ª Edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero, a promotora de Justiça Renata Rivitti comandou, nesta quarta-feira (23/5), reunião com alunos e professores da rede pública de ensino em Jacareí. Na ocasião, a representante do Ministério Público de São Paulo levou aos jovens a questão do gênero enquanto construção social, além de estimular a reflexão acerca do papel que cada indivíduo deve ter ao se deparar com conceitos machistas e discriminatórios.

Foram exibidos dados históricos e resultantes de pesquisas que mostram a grande desigualdade de gênero ainda presente na sociedade, e o papel que ela deve assumir diante do quadro. "Como o lema do concurso este ano é a igualdade em todos os lugares, exibi um material que mostra como o desequilíbrio entre os gêneros se revela em casa, no trabalho, no ambiente educativo, na mídia. Após isso, pensamos em formas de reverter essa desigualdade, que acaba sendo através da educação", conta Renata. 

Para a promotora, foi uma satisfação compartilhar informações relevantes e mediar reflexões profundas, com alto potencial transformador. "Os adolescentes sempre me surpreendem, com os brilhos nos olhos, interesse e participação pertinente, inteligente e reflexiva", opinou.

Participaram alunos que pretendem concorrer, 
representantes dos grêmios estudantis, mediadores e vice-diretores de todas as escolas da Diretoria de Ensino Regional de Jacareí, que externou o interesse em desenvolver estratégias para replicar as informações passadas no encontro de forma ampla entre as unidades, e não apenas entre os jovens que se inscreverem no concurso.

A 3ª Edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero, iniciativa do MPSP e da Secretaria de Estado de Educação, está com inscrições abertas. Em 2018, o tema da competição é "Em todos os lugares. Em pé de igualdade”, estimulando o debate e a reflexão sobre o poder das mulheres. Podem participar alunos regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Médio e no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual paulista.

As inscrições podem ser feitas individualmente por cada estudante ou por grupos de até cinco. No caso de inscrições coletivas, é preciso ter ao menos uma integrante do sexo feminino. Além disso, o professor orientador deve ser indicado pelos próprios participantes. 

Na primeira fase do concurso, cada unidade de ensino participante escolherá sua canção representante. A composição vencedora dessa etapa deve ser enviada à Diretoria de Ensino até o dia 19 de junho de 2018. Em seguida, a Diretoria de Ensino indicará, até 6 de julho, as músicas que prosseguirão para a avalição na fase estadual. 

Por fim, 10 finalistas serão definidas pela comissão julgadora formada por representantes do Ministério Público de São Paulo e da Secretaria da Educação. Essas músicas serão submetidas a votação popular online no período entre 30 de julho e 13 de agosto de 2018. A exemplo do que aconteceu nas edições anteriores do concurso, a grande vencedora será gravada com a produção do Midas Music, gravadora do produtor musical Rick Bonadio.

O regulamento e a lista de documentos necessários para a inscrição estão disponíveis aqui. 

 

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço