espaço

Thursday , 14 de june de 2018

MPSP, Polícia Civil e SAP deflagram ação em 14 Estados contra organização criminosa

Grupo é responsável por acirrar disputa entre facções no país
Grupo é responsável por acirrar disputa entre facções no país

 

Nesta quinta-feira (14/6), o MPSP, a Polícia Civil e a Secretaria de Administração Penitenciária deflagram, após 12 meses de investigações, a Operação Echelon para combate de célula de organização criminosa paulista que atua em Estados da Federação e países vizinhos.
 
A partir de fragmentos de manuscritos encontrados nos esgotos do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau por agentes penitenciários, a Polícia Civil foi acionada. Com a identificação técnica de sete líderes de organização criminosa, as investigações policiais avançaram para revelar a existência da célula “Sintonia de Outros Estados e Países”.
 
Os trabalhos revelaram, até o momento, o envolvimento de 103 integrantes. Nesta quinta, 75 mandados de prisão estão sendo cumpridos em 14 Estados (SP; MS; PR; RS; PA; AL; MG; GO; TO; RR; RN; AC; AP e MA). Alguns, por já se encontrarem presos, terão os mandados cumpridos nas respectivas penitenciárias.
 
O grupo investigado é responsável por acirrar a disputa de facções no país, contabilizando elevado número de mortes (mais de uma centena).
 
Desta forma, o compartilhamento inicial de provas sobre 12 homicídios constitui parte da operação, deflagrada também com a finalidade de investigar o envolvimento do grupo em outros homicídios e o desaparecimentos de pessoas em todo o país, a partir de um domínio único dos líderes da organização que engendraram o esquema criminoso.
 
Durante as investigações foram apreendidas mais de uma tonelada de drogas e preso, no aeroporto de Guarulhos, quando retornava da Bahia, no dia 10 de maio, um dos líderes dessa célula criminosa que autorizava mortes quase que diariamente.

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço