espaço

Thursday , 14 de june de 2018

Promotoria de Cruzeiro está em festa: servidor Lucas Mostaro agora é promotor de Justiça

Ele foi um dos aprovados no 92º Concurso de Ingresso
Ele foi um dos aprovados no 92º Concurso de Ingresso

Servidores Cruzeiro

A Promotoria de Justiça de Cruzeiro está em festa. O motivo é a aprovação de Lucas Mostaro no 92º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público de São Paulo. Foi no município do interior paulista que o agora doutor Lucas, que tomou posse como membro do MPSP nesta quinta-feira (14/6), iniciou sua atuação na instituição. Antes de prestar o concurso para promotor, já formado em Direito, Mostaro ocupou por pouco mais de dois anos o cargo de analista jurídico, com lotação na 3ª Promotoria de Cruzeiro.

Dessa época, os demais servidores têm as melhores lembranças em relação ao ex-funcionário e atual promotor de Justiça. A analista Elisa Rodrigues, por exemplo, assumiu seu cargo na mesma data em que Mostaro ingressou no Ministério Público. "Além de um excelente profissional, extremamente dedicado e bastante competente, o Dr. Lucas foi um parceiro de trabalho maravilhoso. Não tenho dúvidas de seu êxito profissional agora como promotor de Justiça", opina.

Ainda de acordo com Elisa, Mostaro poderá colocar ainda mais a serviço do Ministério Público sua capacidade ímpar de assimilar e analisar os casos sob sua responsabilidade. "Tenho absoluta certeza de que ele será um promotor de Justiça impecável".

PGJ e Lucas Mostaro
 

Já por parte do novo promotor de Justiça, as recordações que ficam após sua passagem como analista de Promotoria em Cruzeiro também são extremamente positivas. Em sua visão, as relações estabelecidas com os demais servidores e com os promotores de Justiça com quem trabalhou vão hoje além do ambiente de trabalho. O ambiente de receptividade, inclusive, foi fundamental para que ele se sentisse à vontade para desempenhar a função de analista, logo ao chegar à Promotoria. "Desde o primeiro momento percebi que trabalhava com pessoas extremamente engajadas e que valorizavam as funções exercidas, sabedoras da importância da prestação de um serviço público eficiente para a população da cidade".

Antes de prestar concurso para analista do MPSP, Mostaro atuou como estagiário do Ministério Público mineiro, e revela que, desde essa época, percebeu ter vocação para promotor, decidindo correr atrás desse sonho. O sucesso obtido no concurso para analista reforçou ainda mais essa meta pessoal, dando a ele ainda maior certeza da carreira que queria seguir.

Conciliar a rotina de trabalho como analista e os estudos para ingresso na carreira não foi tarefa fácil para Mostaro, mas com seu exemplo, ele demonstrou ser algo perfeitamente possível. "Sempre estive ciente de que deveria aproveitar ao máximo todo o período disponível que possuía. Minha rotina de estudos não era extensa, e se alongava, diariamente, de 17h30 às 21h30, em média, durante a semana, e durante quase todo o final de semana, quando era possível. Percebi que o quanto estar envolvido nas atividades diárias do MPSP facilitou meu aprendizado e me ajudou nas fases do concurso, até mesmo porque o certame não se limita à repetição de conhecimentos, valorizando a aplicação deles ao caso concreto, da mesma maneira como ocorre no dia a dia do Ministério Público. Toda vez que me via diante de uma nova tarefa como analista, procurava maximizar meu conhecimento em torno dela e isso, sem dúvida, me ajudou a ter êxito no concurso".

Ciente de que muitos de seus colegas de Cruzeiro também têm pretensões de serem aprovados em outras carreiras, Mostaro acredita que seu próprio exemplo pode inspirá-los a ter a força de vontade necessária para atingir seus objetivos. "O meu desejo é que todos os colegas alcancem seus objetivos pessoais e profissionais. E espero reencontrar todos eles algum dia, seja no ambiente da Promotoria de Justiça ou em qualquer outro lugar".

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço