espaço

Friday , 15 de june de 2018

Com Operação Echelon, Gaeco desmantela célula de facção criminosa em 14 Estados

Ação foi conjunta entre MPSP, SAP E SSP
Ação foi conjunta entre MPSP, SAP E SSP
O subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais, Mário Sarrubbo, disse que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), participou desde o início das investigações que resultaram na deflagração da Operação Echelon nesta quinta-feira (14/6). Resultado de ação conjunta entre o Ministério Público e os setores de inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária e da Polícia Civil, a operação desmantelou a célula “Sintonia de Outros Estados e Países”, pertencente à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), com atuação em 14 Estados e países vizinhos. 
 
Essa célula agia como uma rede de comunicação para executar fora dos presídios as ordens que vinham dos líderes do crime organizado de dentro das penitenciárias, como execuções de agentes do Estado, queima de ônibus, assassinato de rivais de outras facções e outros delitos.  Após um ano de investigação, que começou dentro do presídio de Presidente Venceslau, foram cumpridos 75 mandados de busca e apreensão de farto material que irá instruir as investigações que ainda estão em curso.
 
Houve a prisão de 51 pessoas. “É um resultado sem precedentes contra uma das células de comunicação com o mundo externo dessa organização criminosa”, afirmou Sarrubbo. O papel do MPSP de agora em diante será de acompanhar os processos criminais e executar as ações penais cabíveis contra o grupo criminoso, disse o subprocurador. 
 
O promotor de Justiça Lincoln Gakya, do Gaeco de Presidente Prudente, explicou que essa célula passou a agir depois que  advogados que executavam essas funções para o PCC  foram presos no ano passado durante a Operação Ethos. Ele disse ainda que o Gaeco acompanhará as investigações policiais em curso para tomar as medidas judiciais necessárias para o compartilhamento de provas e posterior condenação dos envolvidos.

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço