espaço

Tuesday , 19 de june de 2018

Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero é tema de visitas de promotores a escolas do Estado

Objetivo é o de estimular a participação dos jovens na iniciativa
Objetivo é o de estimular a participação dos jovens na iniciativa

Visita Vozes - 1

Alunos e professores de escolas públicas da capital e interior paulistas receberam recentemente visitas de promotoras e promotores de Justiça que foram dar detalhes sobre a 3ª Edição do Concurso  Vozes Pela Igualdade de Gênero. Os membros do MPSP vêm divulgando o tema que a competição musical abordará em 2018: "Em todos os lugares. Em pé de igualdade”, estimulando a conscientização sobre o assunto, o que poderá se converter em músicas inscritas no concurso. 

No interior do Estado, mais especificamente em Monte Alto, a conversa com os adolescentes foi comandada por Patricia Gasparini, que esteve nas Escolas Estaduais Jeremias de  Paula Eduardo e Dr. Luiz Zacharias de Lima. Além de aproximadamente 50 jovens de cada unidade de ensino, participaram demais representantes da comunidade escolar. Já em  Cafelândia, quem estimulou o debate e a reflexão sobre o poder das mulheres e mostrou como isso pode virar música foi o promotor Thiago Cardin, que abordou o tema junto aos alunos ao lado da esposa, que participa de grupos em defesa dos direitos femininos. Cardin definiu o momento como "uma manhã deliciosa", aproveitando para sortear livros entre os participantes. 

Em Campinas, as promotoras de Justiça Cristiane Hilal e Elisa Camuzzo realizaram um encontro com integrantes dos grêmios estudantis de 35 escolas, contando com a participação também de 35 professores. Para Cristiane, essa foi uma forma de valorizar o protagonismo estudantil, a representatividade política e despertar para a responsabilidade de refletir e gerar reflexão. Na ocasião, foram feitas menções ao rompimento do padrão binário de gênero, aos movimentos feministas negros, à posição da mulher negra na sociedade atual e à interseccionalidade entre as questões de gênero e raciais. Após a apresentação de slides sobre os temas, houve também sorteios de livros escritos pelas ativistas Malala Yousafzai e Djamila Ribeiro.


Visita Vozes - 3

Escolas públicas nos municípios de Itajobi, Marapoama e Novo Horizonte receberam atividades sobre o Vozes Pela Igualdade de Gênero conduzidas pela promotora de Justiça Patrícia Pelozo, para quem a vivência foi muito enriquecedora. "Participar desse projeto acrescentou muito para mim. Nunca havia falado para um público só de adolescentes, e a experiência foi muito boa", conta. A receptividade foi tanta que Patrícia recebeu convites dos professores para voltar às escolas e conversar com grupos menores, tanto só de meninas quanto de meninos. 

Ainda no interior, os promotores Rafael de Oliveira Costa e Antônio Ozorio visitaram representantes de escolas de Leme e Taubaté, respectivamente.

Já na região da capital e Grande São Paulo, as promotoras de Justiça Daniela Romanelli, Silvia Chakian, Fabíola Sucasas e Eliana Vendramini  estiveram em unidades de ensino de Guarulhos e das zonas oeste e leste de São Paulo.


A 3ª Edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero, iniciativa do MPSP e da Secretaria de Estado de Educação, está com inscrições abertas. Em 2018, o tema da competição é "Em todos os lugares. Em pé de igualdade”, estimulando o debate e a reflexão sobre o poder das mulheres. Podem participar alunos regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Médio e no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual paulista.

As inscrições podem ser feitas individualmente por cada estudante ou por grupos de até cinco. No caso de inscrições coletivas, é preciso ter ao menos uma integrante do sexo feminino. Além disso, o professor orientador deve ser indicado pelos próprios participantes. 

Na primeira fase do concurso, cada unidade de ensino participante escolherá sua canção representante. A composição vencedora dessa etapa deve ser enviada à Diretoria de Ensino até o dia 19 de junho de 2018. Em seguida, a Diretoria de Ensino indicará, até 6 de julho, as músicas que prosseguirão para a avalição na fase estadual. 

Por fim, 10 finalistas serão definidas pela comissão julgadora formada por representantes do Ministério Público de São Paulo e da Secretaria da Educação. Essas músicas serão submetidas a votação popular online no período entre 30 de julho e 13 de agosto de 2018. A exemplo do que aconteceu nas edições anteriores do concurso, a grande vencedora será gravada com a produção do Midas Music, gravadora do produtor musical Rick Bonadio.

O regulamento e a lista de documentos necessários para a inscrição estão disponíveis aqui. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço