espaço

Wednesday, 20 de june de 2018

A pedido do Gaeco, Justiça decreta prisão de vereador de São Bernardo e de mais seis pessoas

Todos os réus foram investigados na Operação Barbatana
Todos os réus foram investigados na Operação Barbatana

O desembargador Euvaldo Chaib, da 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, decretou, nesta terça-feira (19/6), a prisão preventiva do ex-secretário de Gestão Ambiental e atual vereador de São Bernardo do Campo Mario Henrique de Abreu, do ex-diretor de licenciamento ambiental do município Sergio Souza de Lima, do ex-servidor municipal Tiago Alves Martinez e também de André Luiz Poleti, Izaias Antônio de Araújo, João Antônio Cambauva e Simone Cristina de Lima Brito. Todos eles são réus em processo decorrente da Operação Barbatana, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Houve tentativa de cumprimento dos mandados na manhã desta quarta-feira, mas nenhum dos réus foi localizado. Agora, são todos considerados foragidos da Justiça.

Ao apresentar denúncia contra as sete pessoas, o Gaeco havia pedido a prisão preventiva de todas elas, mas a solicitação foi indeferida pela juíza de Direito da 4ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo. Inconformados, os promotores de Justiça recorreram da decisão, que foi liminarmente concedida pelo Tribunal. O relator do recurso entendeu que a prisão preventiva dos réus era necessária tendo em vista o vasto poder econômico e influência política dos membros da organização criminosa, além da já comprovada intimidação de testemunhas e vítimas no curso do processo.

Em outubro de 2017, a Operação Barbatana desmantelou organização criminosa liderada por Abreu e que cobrava propinas para liberação de multas ambientais, concessão de licenças ambientais e autorizações para supressão de vegetação no município.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço