espaço

Thursday , 21 de june de 2018

Secretária de Integração representa PGJ em posse de novas desembargadoras do TJ

Pela 1ª vez, 2 mulheres são empossadas simultaneamente no mais alto cargo da magistratura paulista
Pela 1ª vez, 2 mulheres são empossadas simultaneamente no mais alto cargo da magistratura paulista

Representando o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, a secretária de Integração da PGJ, Lídia Helena dos Passos, esteve na solenidade de posse das desembargadoras do Tribunal de Justiça Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti e Marcia Regina Dalla Déa Barone, realizada nesta quinta-feira (21/6). Foi a primeira vez em que duas mulheres foram empossadas simultaneamente no mais alto cargo da magistratura paulista. 

Em discurso, o também desembargador Walter Rocha Barone destacou que as novas desembargadoras sempre foram exemplos na carreira jurídica. Ele frisou ainda os avanços para igualdade de gênero obtidos pelo Tribunal de Justiça, que tem atualmente 856 juízas só na primeira instância. "Na segunda instância, o número ainda é pequeno, mas é uma questão de tempo para que o cenário seja mais equilibrado. Marcia e Gilda têm todos os motivos para se orgulharem", disse. 

Durante sua fala, Marcia destacou que o novo cargo representará uma oportunidade de continuar sempre aprendendo. "A felicidade de estar aqui é imensa, superada apenas pelo sentimento de gratidão", afirmou.

Já Gilda fez questão de falar sobre a responsabilidade de estar ao lado de homens e mulheres que fazem história na magistratura paulista.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Pereira Calças, Marcia e Gilda são paradigmas da magistratura. "Elas sabem o que é ser mulher e assumir um papel de destaque na sociedade. Ambas souberam construir seu caminho na área jurídica, e são modelos para jovens que estão no início de suas trajetórias".

Além de Pereira Calças e de Lídia, compuseram a mesa da solenidade os desembargadores Paulo Dimas, Fernando Antônio Garcia e Artur Marques Silva Filho; o secretário de Estado da Justiça, Márcio Elias Rosa, a vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, Vanessa Ribeiro Mateus, a defensora pública Maíra Ferreira Tasso e a presidente do Instituto Paulista de Magistrados, Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço