espaço

Friday , 13 de july de 2018

Representantes do MPSP visitam Promotoria Comunitária do Pós-Balsa

Integrantes da instituição estiveram no local para ouvir a população
Integrantes da instituição estiveram no local para ouvir a população

Onze adolescentes de 12 a 15 anos de idade do grupo de percussão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, da Aldeias Infantis SOS, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, recepcionaram na manhã desta sexta-feira (13/7)  representantes do Ministério Público de São Paulo com a apresentação da música do filme Carrossel “Panapaná”, que estiveram na entidade para uma roda de conversa com a comunidade, em uma região carente conhecida como Pós-Balsa, onde moram cerca de 17 mil pessoas.

A sociedade civil representada por diversas associações, ONGs e cerca de 70 moradores da região foram pedir aos integrantes do MPSP a manutenção da Promotoria Comunitária, que funciona há quatro anos em uma das salas da entidade. A Promotoria funciona uma vez por mês e atende, em média, a 20 pessoas por dia.

Além desse pleito, integrantes da comunidade também relataram aos membros da instituição diversas demandas nas áreas de saúde, transporte público, segurança e regularização de moradias. A atuação do promotor de Justiça Jairo de Luca, que esteve à frente da Promotoria desde a sua criação, foi bastante elogiada pelos presentes ao encontro. Eles também agradeceram a presença dos membros da instituição no encontro de hoje.

O corregedor-geral do MPSP, Paulo Afonso Garrido de Paula, a vice-corregedora-geral, Tereza Exner, e a secretária de Integração da PGJ, Lídia Helena dos Passos, e a secretária em exercício do Conselho Superior do MPSP, Joiese Salles estiveram no encontro, bem como as promotoras Elaine Caravellas (Corregedoria) e Fernanda Beatriz (Centro de Apoio Operacional Cível).

Lídia comprometeu-se a encaminhar as demandas e um abaixo-assinado com cerca de 400 assinaturas que pede a manutenção da Promotoria Comunitária no local à Procuradoria-Geral de Justiça. Assim como ela, Garrido também elogiou a atuação do promotor Jairo de Luca e afirmou que irá encaminhar ao Conselho Superior uma recomendação que inclua entre as atribuições dos promotores de Justiça que atuam em São Bernardo do Campo a presença e atendimento ao público na Promotoria Comunitária.

Também participaram do evento a gestora nacional das Aldeias Infantis, Sandra Greco da Fonseca, o gestor da Aldeia Infantil de São Bernardo do Campo, Carlos Silva, além de representantes da Prefeitura de São Bernardo do Campo, da Câmara Municipal, das Polícias Militar e Ambiental e da Universidade Metodista.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço