espaço

Tuesday , 17 de july de 2018

Justiça condena dois por morte de criança após denúncia apresentada pelo Ministério Público

Promotor do caso irá recorrer para aumentar penas impostas
Promotor do caso irá recorrer para aumentar penas impostas

Denunciados pelo Ministério Público de São Paulo, José Amaro Jesus de Amorim e Lucas Andrade Cerqueira foram submetidos ao Tribunal do Júri nesta segunda-feira (16/7) e condenados na ação referente à morte de um menino de 4 anos. A Amorim, padrinho da vítima, foi imposta pena de 25 anos e oito meses de prisão pelos crimes de homicídio duplamente qualificado (meio fútil e recurso que dificultou a defesa), tortura (por 3 vezes) e ocultação de cadáver. Já Cerqueira foi condenado a 2 anos, oito meses e 20 dias de prisão por ter se omitido ao não impedir as torturas impostas por Amorim, seu companheiro, à vítima.

Amorim teve mandado de prisão expedido e atualmente está foragido, sendo julgado à revelia. Cerqueira, presente ao julgamento, poderá recorrer da sentença em liberdade. 

De acordo com a denúncia, a vítima havia sido entregue aos cuidados de Amorim pela mãe, que enfrentava dificuldades financeiras e já tinha outros três filhos. Amaro, então, aceitou o encargo de sustentar a criança. No entanto, com o passar do tempo, o réu começou a apresentar traços de personalidade violenta e extremamente agressiva, bem como a submeter a vítima a sessões de tortura física e mental.

Após uma das sessões de agressão, o menino passou mal, teve febre e começou a vomitar. Foi quando Amorim apertou seu pescoço até que a criança desfalecesse. O menino foi colocado em sua cama, mas não resistiu aos ferimentos e ao fato de não ter sido alimentado naquele dia, e acabou falecendo. O corpo da criança foi, na sequência, ocultado por Amaro em local inóspito. 

Ainda segundo a Promotoria, Cerqueira presenciou todos os episódios de tortura e o homicídio cometido pelo companheiro. Entretanto, podendo e devendo, nada fez para impedir os atos criminosos. 

Diante da gravidade dos fatos, o promotor de Justiça Rogério Zagallo, que atuou no júri, anunciou que irá recorrer para aumentar as penas impostas.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço