espaço

Wednesday, 15 de august de 2018

Mapeamento do tráfico em Bragança Paulista inspira obra do Retratos da Cidadania

Promotor de Justiça e artistas envolvidos dão detalhes da iniciativa
Promotor de Justiça e artistas envolvidos dão detalhes da iniciativa

No segundo documentário sobre a mais recente fase do projeto Retratos da Cidadania, em que casos importantes do MPSP são transformados em obras de arte, o Coletivo meiofio (formado pelas artistas Carol Stoppa, Nara Rosetto e Keka Carrara ) apresenta o seu olhar sobre o projeto de mapeamento do tráfico de drogas na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo. 

Idealizado pelo promotor de Justiça Ricardo Brainer Zampieri, o projeto trata de um mapeamento sobre as regiões com altos índices criminais em Bragança e o envolvimento dos jovens nesses crimes. O mapeamento destas informações e a união com importantes articuladores locais, como a articuladora social da Fundação Casa Simone Aparecida Pinheiro de Souza Bueno, permitiu ao Ministério Público a identificação precisa das localidades em que há eminente necessidade de intervenção do Poder Público, para minimizar o envolvimento dos adolescentes com o tráfico de drogas, garantindo-se, assim, a prioridade absoluta de atendimento.

No vídeo, que pode ser visto no YouTube e também na plataforma Stream (voltada ao público interno do Ministério Público), Zampieri explica que a iniciativa do mapeamento surgiu da necessidade urgente de ter conhecimento sobre os locais que demandavam um maior esforço do poder público no que se refere ao combate ao tráfico de drogas cometido por jovens. 

Fruto de parceria entre o MPSP e a agência de publicidade VML, o Retratos da Cidadania apresenta, pelos olhos de artistas, diferentes experiências que demonstram que a parceria entre o Ministério Público e o cidadão resulta em conquistas para a sociedade. Em sua primeira fase, o projeto reuniu 20 obras de 19 artistas sobre 17 casos emblemáticos do MPSP. Os trabalhos fizeram parte de uma exposição inaugurada em janeiro deste ano na Estação Cultura, capital paulista. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço