espaço

Friday , 17 de august de 2018

Técnica de enfermagem que veiculou imagens depreciativas de idosa é condenada em Penápolis

Promotor Lysâneas Santos Maciel é o autor da denúncia
Promotor Lysâneas Santos Maciel é o autor da denúncia

Após denúncia formulada pelo promotor de Justiça Lysâneas Santos Maciel, uma técnica de enfermagem, de Penápolis, foi condenada a dois anos e três meses de detenção em regime inicial aberto e ao pagamento de 22 dias-multa, por ter infringido o Estatuto do Idoso, ao exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa do idoso. Ainda cabe recurso.

 

Ela deverá prestar serviços à comunidade, pelo prazo de um ano, além de pagar quatro salários-mínimos vigentes a época dos fatos a ser destinado ao Fundo Municipal da Infância e Juventude ou Idoso se houver.

 

De acordo com a denúncia, no dia 27 de fevereiro de 2014, ela veiculou, por meio de aplicativo de comunicação, imagens depreciativas e injuriosas de uma idosa de 97 anos de idade. Na época dos fatos, a ré era responsável por zelar pelo bem-estar dos moradores da entidade asilar, entre os quais a vítima.

 

No entanto, na data dos fatos, violando os deveres inerentes a sua profissão, a denunciada filmou com seu aparelho de telefone celular o momento do banho da idosa vítima, ocasião em que ela não poderia sequer esboçar qualquer defesa, vez que estava despida, sentada em uma cadeira de banho e aguardando fosse secada e vestida pela ré. Enquanto gravava as cenas, a revelar a torpeza de sua motivação, a técnica de enfermagem se divertia às custas do sofrimento da idosa, que reclamava do frio e lhe pedia para desligar o ventilador.

 

Conforme o MPSP, a denunciada, então, após produzir o vídeo em questão, ainda no mesmo dia, enviou-o, por meio do aplicativo WhatsApp, à uma colega de trabalho, ocasião em que, juntas, compartilharam do sentimento sádico de diversão às custas da desgraça particular da ofendida. A denúncia foi formulado em março deste ano e a decisão é do dia 10 de julho.  


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço