espaço

Friday , 21 de september de 2018

Casos de sucesso na logística reversa são apresentados em seminário no MPSP

Lata de alumínio é a embalagem mais reciclada no país
Lata de alumínio é a embalagem mais reciclada no país

A lata de alumínio para bebidas tem índice de 98% de reciclagem no Brasil e já é a embalagem mais reciclada do mundo, o que a torna um modelo de logística reversa. Esse caso de sucesso foi um dos apresentados na manhã desta sexta-feira (21/9), no segundo e último dia do seminário "O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa", que discute o tema com promotores e procuradores de Justiça de todo o país, especialistas e ambientalistas, na sede do MPSP. A apresentação ficou por conta de Renault de Freitas Castro, da Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alumínio (Abralatas).

Segundo Castro, trata-se do primeiro sistema de logística reversa brasileira em escala industrial a produzir benefícios ambientais, sociais e econômico. “A lata virou uma moeda, e a reciclagem no setor passou a funcionar sem a interferência do Estado”, afirmou. Ele lembrou que esse modelo é feito por catadores de materiais recicláveis, uma vez que se tornou fonte de renda, sobretudo nas periferias das cidades. Os 29 pontos de coleta instalados pela indústria, disse o executivo, também foram responsáveis pelo sucesso da iniciativa por facilitar o trabalho dos sucateiros. 

Apesar do caso de sucesso apresentado pelo representante da Abralatas, o consultor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Fabrício Soler lembrou que 45% dos resíduos sólidos brasileiros ainda vão parar em lixões e aterros controlados, o que é proibido por lei, demonstrando com o dado o quanto é necessário avançar ainda na área para alcançar o “paraíso verde”. 

O promotor de Justiça Rafael de Oliveira Costa falou no painel que discutiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e Sustentabilidade. Ele apresentou uma iniciativa que une sustentabilidade e inclusão social, protagonizada por catadores de materiais recicláveis. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço