espaço

Wednesday, 03 de october de 2018

Mostra Retratos da Cidadania chega a Ribeirão Preto

Exposição traz leitura artística sobre atuação de promotores de Justiça
Exposição traz leitura artística sobre atuação de promotores de Justiça

A  mostra Retratos da Cidadania chegou a Ribeirão Preto. Nesta terça-feira (2/10), estreou no Centro Cultural Palace a exposição itinerante do MPSP em que artistas plásticos interpretam 15 casos emblemáticos em que houve atuação de promotores e promotoras do maior Ministério Público do país em favor da sociedade.

"Queremos prestar contas de tudo aquilo que nós fazemos", declarou o procurador-geral de Justiça, Gianpalo Smanio, na estreia da mostra em uma das maiores cidades do Estado. "Encontramos uma linguagem que toca as pessoas", concluiu, referindo-se à sensibilidade dos artistas que passaram para as telas o impacto do trabalho dos membros da instituição. "Sejam muito bem-vindos, sempre, à nossa querida Ribeirão Preto", afirmou o prefeito Duarte Nogueira.

A Secretaria da Cultura apoia a realização da exposição, que fica no Palace até o dia 16. Depois, será transferida para o Ribeirão Shopping.

Em sua breve saudação às autoridades, Smanio - que esteve na cidade em companhia de Mario Sarrubbo (subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais), Fernando Kfouri (secretário administrativo da PGJ), José Carlos Cosenzo (coordenador de Assuntos Estratégicos do MPSP), Arthur Pinto de Lemos Júnior (coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal - CAOCrim) e Marcelo Sorrentino Neira (assessor do CAOCrim) - enfatizou a excepcional trabalho desenvolvido pelos promotores lotados no município e destacou ainda a cooperação dos servidores. "Além dos promotores, os funcionários também são o Ministério Público".

Para montar a exposição, o MPSP entrevistou promotores de Justiça de diversas áreas de todo o Estado, cidadãos diretamente beneficiados pelo trabalho da instituição e especialistas, levando esses relatos a diversos artista. “Com o propósito de aproximar o MPSP ainda mais da população, a mostra destaca a diversidade e a amplitude do trabalho da instituição, através da interação dos artistas com as causas defendidas, em diferentes áreas de interesse coletivo e regiões do Estado”, disse Fernando Taralli, presidente da VML, agência de publicidade que concebeu o projeto, na ocasião em que a exposição estreou em São Paulo, no começo do ano. Depois, a exposição passou pelo Memorial do Ministério Público e por Sorocaba. A temporada será encerrada em Santos, na Pinacoteca Benedito Calixto. 

O promotor José Ademir Campos Borges, representando seus colegas de Ribeirão, o juiz Ricardo Braga Monserrat, o advogado Domingos Stocco (OAB local) e a secretária de Cultura, Isabella Pessoti, bem como o prefeito, foram convidados por Smanio para dividir o palco durante a solenidade de abertura. As autoridades e o público em geral também tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação de orquestra de cordas do Projeto Guri.

Mais fotos da abertura da exposição em Ribeirão Preto estão disponíveis aqui.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço