espaço

Wednesday, 28 de november de 2018

Gaeco, Fazenda e Procuradoria do Estado deflagram Operação Olho de Hórus

A organização criminosa investigada causou prejuízo aos cofres públicos com fraudes fiscais
A organização criminosa investigada causou prejuízo aos cofres públicos com fraudes fiscais
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou nesta quarta-feira (28/11) a Operação Olho de Hórus juntamente com Secretaria de Estado da Fazenda e a Procuradoria-Geral do Estado, por intermédio do Gaerfis (Grupo de Atuação Especial para Recuperação Fiscal).
 
Segundo as investigações, a fraude praticada pela organização criminosa consistia na utilização de empresas de fachada, criadas para simular operações de entrada de produtos de origem desconhecida. 
 
Ao monitorar a emissão de documentos fiscais por centenas de contribuintes suspeitos de transferências espúrias de crédito, a secretaria constatou que tais contribuintes apresentam mais de 90% de créditos oriundos de outros contribuintes inexistentes. Descoberto o padrão da fraude, o Fisco passou a monitorar individualmente uma empresa contribuinte do ramo do comércio de aço e metal, em razão do volume de suas operações desde a sua abertura, descobrindo-se um esquema criminoso estruturado com empresas de fachada e emissão fraudulenta de notas fiscais.
 
Ao todo foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão na capital e nas cidades de Cajamar, Cotia, Pindamonhangaba e Taboão da Serra, com o apoio de policiais militares do 2º Batalhão de Choque da Capital. Até o momento, contabiliza-se a apreensão de R$ 266 mil, armas de uso restrito e munição.  
 
Participam da operação promotores de Justiça, fiscais da Secretaria da Fazenda e procuradores do Estado.
 

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço