Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Wednesday, 06 de february de 2019

Após rodar pelo Estado, mostra Retratos da Cidadania é encerrada com entrega de obras

Exposição transformou casos emblemáticos do MPSP em arte
Exposição transformou casos emblemáticos do MPSP em arte

Nesta terça-feira (5/2), o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, entregou as obras de arte que durante todo o ano passado estiveram em exposição na mostra Retratos da Cidadania. Neste projeto, que passou por São Paulo, Sorocaba, Ribeirão Preto e Santos, artistas convidados pela agência de publicidade VML, em um trabalho pro-bono para o MPSP, mostraram a sua visão sobre a atuação dos promotores de Justiça em casos emblemáticos. "Quero agradecer a todos vocês", disse Smanio. "Essa exposição foi um marco".

Para montar a exposição, o MPSP entrevistou promotores de Justiça de diversas áreas de todo o Estado, cidadãos diretamente beneficiados pelo trabalho da instituição e especialistas, levando esses relatos a diversos artistas. “Com o propósito de aproximar o MPSP ainda mais da população, a mostra destaca a diversidade e a amplitude do trabalho da instituição, através da interação dos artistas com as causas defendidas, em diferentes áreas de interesse coletivo e regiões do Estado”, disse Fernando Taralli, presidente da VML, agência de publicidade que concebeu o projeto, na ocasião em que a exposição estreou em São Paulo, no começo do ano. 


O retorno para os cofres públicos do dinheiro desviado pelo ex-prefeito Paulo Maluf; o impulso à criação de mais de 85 mil vagas em creches; a operação que gerou a prisão da ex-prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera; o fim de um programa ilegal de retirada de rins de cadáveres; a repatriação de mais de US$ 4 milhões em obras de arte adquiridas e desviadas ilegalmente pelo banqueiro Edemar Cid Ferreira; e a cassação de políticos eleitos após o uso de candidaturas fantasmas de mulheres são algumas das histórias que inspiram a exposição. 

Os visitantes também puderam conferir todas as entrevistas, em vídeo, que foram entregues aos artistas e serviram de influência para suas produções. Histórias de mulheres atendidas pelo projeto Guardiã Maria da Penha, programa de proteção de mulheres vítimas de violência doméstica; o trabalho de combate à crise hídrica no estado de São Paulo; os relatos de catadores de material reciclável que deixaram a invisibilidade após a extinção do lixão de Presidente Prudente e a consequente abertura de um aterro controlado; a história de crianças, jovens e adultos que conquistaram o nome de seus pais por meio do projeto Encontre Seu Pai Aqui; a família que conquistou um CEP com a urbanização de uma favela em Itaquaquecetuba, e muitas outras.

Mais fotos da entrega das obras podem ser vistas aqui.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço