Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Wednesday, 06 de february de 2019

Fernando José Marques, decano do Órgão Especial, anuncia aposentadoria aos colegas

Procurador de Justiça dedicou quase 50 anos ao Ministério Público de São Paulo
Procurador de Justiça dedicou quase 50 anos ao Ministério Público de São Paulo

Depois de quase meio século de serviços prestados do Ministério Público de São Paulo, o decano do Órgão Especial, Fernando José Marques, anunciou aos membros do colegiado, na sessão realizada nesta quarta-feira (6/2), que vai se aposentar. "São amizades. É uma vida. Mas a fila tem que andar", afirmou, emocionado, o decano, pouco antes de ser aplaudido de pé pelos colegas. "Quero deixar um abraço a todos. E meu muito obrigado".

Marques agradeceu a todos os procuradores-gerais com quem trabalhou - de Oscar Xavier de Freitas a Gianpaolo Smanio - e ressaltou ter aprendido ao longo de sua trajetória de 47 anos no MPSP com inúmeros colegas. "Com todos eu aprendi alguma coisa", disse o decano, que ingressou na instituição em 1972 e chegou ao topo da carreira em 1983. Ele estendeu os agradecimentos ao conjunto dos servidores: "O Ministério Público somos todos nós". 

Na visão de Smanio, todos os membros do  MPSP se espelham no trabalho do decano e, por essa razão, sua saída dos quadros da ativa causa um certo pesar. "Mas leve a certeza de que é admirado e querido por toda a instituição", concluiu o PGJ.

A corregedora-geral do MPSP, Tereza Exner, destacou que a instituição sempre ganha com o convívio entre os mais novos e os mais experientes. Desta forma, também lamentou o anúncio de Marques. De acordo com ela, a trajetória do decano "deixa um exemplo" para todos.

O procurador Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, com a saída de Marques, passa a ser o membro mais antigo do colegiado.

Na sessão desta quarta, o Órgão Especial aprovou as seguintes matérias: nomenclaturação de cargo na Promotoria de Cesário Lange, redivisão de atribuições em Lins, Cachoeira Paulista Campinas (área criminal), Pinheiros e Osasco (área cível), bem como a "redução de 30% da distribuição nas Procuradorias de Justiça aos membros" da Comissão Processante Permanente e "proposta de Ato Normativo disciplinando a atuação do Ministério Público em incidente de resolução de demandas repetitivas".


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço