espaço

Friday , 15 de march de 2019

Promotorias inspecionam Secretaria de Saúde de Cajamar por relatos de crimes eleitorais

Município realizará eleições suplementares neste domingo
Município realizará eleições suplementares neste domingo

CajamarNa última quarta-feira (13/3), a Promotoria de Justiça Eleitoral e a Promotoria do Patrimônio Público de Cajamar realizaram inspeção e busca e apreensão na Secretaria de Saúde daquele município. De acordo com os promotores de Justiça Pedro dos Reis Campos e Eduardo Henrique Balbino Pasqua, a Justiça Eleitoral recebeu denúncias de que alguns servidores estavam sofrendo assédio moral eleitoral, praticado por superiores hierárquicos, e de propaganda eleitoral realizada durante o horário do expediente, inclusive por aplicativo de mensagens, o que caracteriza conduta proibida segundo a lei de eleições, além de possível improbidade administrativa.

O município de Cajamar está em período de eleições suplementares, uma vez que já houve dois prefeitos cassados pela Justiça Eleitoral. Com base nesse histórico, a Promotoria Eleitoral instaurou procedimento e realizou inspeção in loco na secretaria suspeita, tendo antes obtido também autorização judicial para realizar busca e apreensão de celulares, com permissão para acessar aplicativos de mensagens de qualquer funcionário do local.

“A medida tem por finalidade detectar infrações e demonstrar à população que o Ministério Público Eleitoral está de olhos abertos nesta eleição para evitar que tragédias institucionais afetem novamente a disputa de Cajamar. Como é sabido, o histórico deste município, infelizmente, demonstra sucessivas alterações de prefeitos por conta de ilegalidades, e não pela escolha do eleitor. O Ministério Público combaterá tais práticas e lutará pela legalidade e pela proteção da democracia”, disse Campos.

O relatório das diligências será apresentado à Justiça Eleitoral no âmbito de procedimento investigatório.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço