Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Friday , 12 de april de 2019

Cerimônia marca posse solene de novos procuradores de Justiça

Smanio destaca júbilo por ascensão dos colegas ao topo da carreira
Smanio destaca júbilo por ascensão dos colegas ao topo da carreira

"Alcançar o mais alto grau da carreira é motivo de júbilo". Foi com essa frase que o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, definiu o momento enfrentado por 18 colegas, em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (12/4), na sede do MPSP. "O Ministério Público de São Paulo orgulha-se de cada um dos procuradores de Justiça que hoje solenemente tomam posse", declarou o PGJ, referindo-se aos seguintes membros: João Luiz Marcondes Junior, Cristina di Giaimo Caboclo, Roberto Antonio de Almeida Costa, Silvia Reiko Kawamoto, Lycurgo de Castro Santos, Julio Cesar Botelho, Eduardo Roberto Alcântara Del Campo, Leonardo Mendonça Curci, William Terra de Oliveira, Pedro Augusto de Castro Andrade e Souza, José Cláudio de Melo Costa, José Avelino Grota de Souza, Nohade de Fatima Abdo Brunelli, Alfonso Presti, João Luiz Delfino, Mildred Gonzalez Zorzi Rocha, Paula Castanheira Lamenza, Ana Maria de Castro Garms.

"Esse é um dos pontos culminantes da carreira. A segunda instância do Ministério Público é de fundamental importância", disse o 2º vice-presidente da APMP, Gabriel Bittencourt Perez.

Antes, o procurador Julio Cesar Botelho, a quem coube dirigir-se à plateia em nome dos empossandos, havia tocado a todos, proferindo um discurso repleto de emotividade. "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade", registrou. Ele lembrou, em sua fala, da missão constitucional do Ministério Público, guardião da ordem jurídica e do regime democrático, e cobrou "políticas públicas mais justas e menos excludentes" para que o país supere seu passado escravagista. Usou o verbo agradecer e o substantivo gratidão mais de uma vez, a fim de demonstrar que nenhum dos 18 procuradores tinha atingido o topo da carreira em uma jornada solitária. Agradeceu aos familiares, vocalizando um sentimento que trouxe do fundo do coração: "Mãe, eu devo tudo a você". Agradeceu à "sociedade brasileira, que se irmana" à instituição na defesa de suas prerrogativas. Agradeceu aos servidores, desde os responsáveis pelas limpeza dos gabinetes até os analistas, passando por manobristas, policiais militares e, logicamente, oficiais de Promotoria. Agradeceu ao "próprio Ministério Público", que completou a sua formação e a de seus colegas como "homens e mulheres", para, em seguida, compartilhar com a plateia a dificuldade de escolher um único nome que representasse a instituição. Optou por Gianpaolo Smanio, mas não na figura do procurador-geral de Justiça. Lembrou de Gian, como todos chamavam o futuro PGJ quando ele era monitor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e ensinava os colegas o que é ser promotor de Justiça, no ano em que Botelho fez o curso. "Aceite, meu amigo, nosso sentimento de gratidão por tudo o que o Ministério Público nos proporcionou", disse o orador, muito aplaudido por todos. 

A mesa diretora dos trabalhos, além de Smanio e Perez, contou com as seguintes autoridades: Tereza Exner (corregedora-geral do MPSP), Artur Marques da Silva Filho (vice-presidente do Tribunal de Justiça), Antonio de Pádua Bertone (secretário do Órgão Especial), Olheno Scucuglia (secretário do Conselho Superior do Ministério Público), Raquel Preto (diretora da OAB), Valdir Antonio Junior (representando a Secretaria da Segurança), coronel Ironilde Gomes Filho (representando a PM) e Roberto Alves (ESMP).

Mais fotos da solenidade podem ser vistas aqui.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço