espaço

Tuesday , 16 de april de 2019

Mobilidade urbana em grandes cidades é tema de debates na Escola Superior do MPSP

Especialista defende maior investimento no Metrô como uma das soluções
Especialista defende maior investimento no Metrô como uma das soluções

Os caminhos para a mobilidade humana passam pelo resgate das áreas públicas para a construção de uma cidade mais humana. Essa foi a tese defendida pelo engenheiro civil e mestre em transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Sérgio EJzenberg, na manhã desta terça-feira (16/4), na Escola Superior do Ministério Público (ESMP), durante o ciclo de debates “Mobilidade Humana em Grandes Cidades.”

 

Para o especialista, as soluções seriam investimentos em mais faixas exclusivas e corredores de ônibus onde possível, calçadas e canteiros centrais mais largos, incentivo a ciclistas e patinetes em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Tudo isso, na visão de Ejzenberg, tornaria o clima urbano melhor, além de trazer benefícios para a saúde da população. “Teríamos menor poluição do ar, maior umidade do ar, suavização das ilhas de calor (arborização em calçadas e canteiros centrais) e maior inércia térmica”, afirmou.

 

Outra sugestão do engenheiro é a ampliação do Metrô para haver economia anual no transporte individual. Segundo dados demonstrados por Ejzenberg, haveria a absorção de 60% do tráfego de automóveis em horário de pico. “Os congestionamentos por excesso de veículos ficariam eliminados e haveria uma economia anual de R$ 40 bilhões com a expansão de mais 80 quilômetros de Metrô,” disse. Para chegar a essas conclusões, o especialista fez um estudo comparativo entre os modais de transporte público em metrópoles: Metrô, monotrilho, VLT e corredores de ônibus.

 

Para debater com Ejzenberg foram convidados também a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, o geógrafo e especialista em Planejamento e Gestão de Cidades, Rafael Calabria, o diretor de planejamento da SPTrans, Levi dos Santos Oliveira, o engenheiro civil e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanus), Francisco Christovam, e os promotores de Justiça Marcus Vinícius Monteiro dos Santos e Marcos Mendes Lyra.

 

Participaram da mesa de abertura do evento o promotor de Justiça Reynaldo Mapelli, representando o diretor da ESMP, Antônio Carlos da Ponte, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva (CAO Cível), Tiago Zarif, o vice corregedor do MPSP, Motauri Ciocchetti de Souza, o consultor técnico em acessibilidade da secretaria da Pessoa com Deficiência, Sidnei Tobias, representando o secretário municipal Cid Torquato e a urbanista Raquel Rolnik.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço