espaço

Thursday , 09 de may de 2019

Combate a crimes cibernéticos é tema de reunião entre procurador de Justiça e comando da GCM

MPSP possui núcleo dedicado ao assunto
MPSP possui núcleo dedicado ao assunto

Paulo Marco - GCM

Nesta quinta-feira (9/5), o procurador de Justiça e coordenador do Núcleo de Investigação de Delitos Cibernéticos, Paulo Marco, realizou uma reunião com a inspetora superintendente, comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana, Elza Paulina de Souza, na sede da GCM em São Paulo. O objetivo do encontro foi mostrar que atualmente o MPSP dispõe de um núcleo responsável pelo combate e pela investigação de crimes cibernéticos, tornando a instituição capacitada no combate a este tipo de crime. O assunto se estendeu para o cyberbullying, ou qualquer outro tipo de bullying que aconteça principalmente no âmbito escolar.

Marco se referiu ao
Núcleo de Investigação de Delitos Cibernéticos como algo novo, sendo assim necessário aprimoramento para se tornar ainda mais capacitado para ajudar. Mesmo assim, ele não deixou de lado o fato de o setor estar atento a todos os tipos de crimes que acontecem pela internet. O membro do MPSP atentou também para a vontade da instituição em ajudar no que for preciso. “Nós somos um órgão novo nesse meio cibernético e temos que aprender ainda mais sobre como ajudar no combate aos crimes cibernéticos. Temos também que nos colocar sempre à disposição – como instituição – no combate a este tipo de crime. Temos capacidade para isso”, explicou.

Sobre bullying cibernético e outros tipos de crimes praticados por meio da internet, o procurador de Justiça sugere que sejam realizadas palestras em escolas para mostrar como lidar com as redes sociais e todas as informações que elas apresentam. De acordo com ele, isso é de extrema importância para que possam se prevenir. Marco, mais uma vez, fez questão de mostrar que o MPSP está atento no combate a este tipo de crime.

Elza parabenizou pela reunião, pelos temas expostos, e se mostrou pronta para ajudar no que for preciso. Ela sugeriu ainda que uma palestra seja ministrada por Marco, para que todos os guardas civis metropolitanos possam se aprimorar no assunto.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço