espaço

Thursday , 13 de june de 2019

Lançada campanha para conscientizar jovens sobre relacionamentos abusivos

Batizada de #NamoroLegal, iniciativa conta com apoio do MPSP e Microsoft, entre outros parceiros
Batizada de #NamoroLegal, iniciativa conta com apoio do MPSP e Microsoft, entre outros parceiros

Com o objetivo de discutir e trazer informações que ajudem a conscientizar jovens sobre a questão dos relacionamentos abusivos, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Microsoft lançaram nesta quarta-feira (12/6) a campanha #NamoroLegal. O objetivo da iniciativa é estimular nos jovens reflexões sobre relacionamentos abusivos, dando dicas e ajudando-os a identificar se podem estar em uma situação desse tipo. Segundo a Pesquisa Visível e Invisível 2019, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as mulheres jovens são as que mais sofrem. 

Idealizada pela promotora de Justiça Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP, a ação reúne uma série de dicas para que adolescentes consigam identificar possíveis situações de abuso antes que se tornem violência física. Também prestigiaram o evento as promotoras de Justiça Nathalie Kiste Malveiro, Juliana Tucunduva e Fernanda Narezi.

“Mesmo mulheres adultas muitas vezes só percebem que estão em uma relação abusiva quando já estão sofrendo muito, isoladas da família e amigos, afastadas do estudo, do trabalho e sem amor próprio. Para as garotas, pode ser ainda mais difícil identificar quando estão sofrendo abuso”, diz Valéria.

Além de uma cartilha reunindo as informações, o projeto tem como protagonista a Maia (Minha Amiga Inteligência Artificial), uma assistente virtual desenvolvida pela Elo Group e Ilhasoft na plataforma de nuvem da Microsoft. A Maia usará inteligência artificial para conversar sobre relacionamentos abusivos de uma forma leve e descontraída. Em breve, as adolescentes poderão conversar e interagir online com a Maia por meio do site da revista Capricho, outra parceira desse projeto. 

Toda a base de conhecimento da Maia –  ou seja, as informações que ela acessa para poder interagir com as jovens – foi desenvolvida utilizando a cartilha do MPSP sobre relacionamentos abusivos. 

A inteligência artificial entra no projeto como uma aliada para ajudar a esclarecer dúvidas sobre relacionamentos abusivos, sempre contando com os valiosos feedbacks das usuárias para poder aprender e evoluir nas respostas. O desenvolvimento da assistente virtual foi feito em parceria com a Elo Group, consultoria especializada em tecnologia, e com a Ilhasoft, empresa focada no desenvolvimento de chatbots e soluções de comunicação, colaboradoras pro-bono do projeto.

“Queremos tornar a inteligência artificial disponível para todos e fazer com que ela seja um instrumento para resolver alguns dos principais problemas que temos enquanto sociedade, inclusive em questões tão sensíveis quanto a conscientização sobre relacionamentos abusivos”, afirma Priscyla Laham, líder do comitê de diversidade e inclusão da Microsoft Brasil.  
 

Em suas interações, a Maia não solicitará nenhum tipo de identificação ou dados pessoais para as jovens. A anonimização das usuárias é uma premissa do projeto e o conteúdo das conversas não será armazenado. A Maia segue a política de privacidade da Microsoft.

 

Em fevereiro de 2018, o MPSP e a Microsoft assinaram um Termo de Cooperação para desenvolver e apoiar campanhas educativas.
 

Mais fotos do lançamento da campanha podem ser vistas aqui.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço