espaço

Friday , 14 de june de 2019

PGJ assina acordo para desenvolvimento de alternativas ao encarceramento

Termo de cooperação foi firmado com Secretaria de Administração Penitenciária
Termo de cooperação foi firmado com Secretaria de Administração Penitenciária

Assinatura Acordo - SAP

Nesta sexta-feira (14/6), o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, e o secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo, assinaram um termo de cooperação para um trabalho conjunto no sentido de desenvolver alternativas ao encarceramento. De acordo com Smanio, "a racionalização do processo penal" vai reduzir a população carcerária. "Vamos juntos elaborar soluções para o acordo de não-persecução penal", afirmou o PGJ.

Retivo disse que o pequeno infrator não pode se transformar em "um frequentador do sistema". Ainda segundo o secretário, o índice de reincidência entre aqueles que cumprem penas alternativas é de apenas 4,8% e seu custo para o Estado gira em torno de R$ 26,00, ante um valor de R$ 2.700,00 para o preso comum.

Na solenidade, Smanio elogiou o empenho do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCrim), nas figuras dos promotores Arthur Lemos Filho e Fernanda Narezi, na busca de uma execução penal que dê respostas à sociedade. Destacou ainda o trabalho do subprocurador-geral de Políticas Criminais e Institucionais, Mário Sarrubbo, que lidera essa área, e o da subprocuradora-geral de Justiça de Integração e Relações Externas, Lídia Passos, que faz a interface entre o MPSP e outras instituições.

O secretário administrativo da PGJ, Fernando Kfouri, Mauro Rogério Bittencourt  e Thiago Azevedo, da Coordenadoria de Reintegração Social da secretaria, participaram da cerimônia.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço