espaço

Tuesday , 25 de june de 2019

Ação de Promotoria leva a bloqueio de bens de ex-prefeito e ex-secretário de Brodowski

Fraudes levaram ainda à decretação de prisão de empresários
Fraudes levaram ainda à decretação de prisão de empresários

O ex-prefeito de Brodowski Elves Sciarretta Carreira e mais três pessoas tiveram bens bloqueados até o limite de R$ 1,4 milhão a pedido feito pelo promotor de Justiça Leonardo Bellini de Castro em ação civil pública por atos de improbidade administrativa. A medida atinge ainda o ex-secretário de Saúde do município Davi Eiji Furutani de Oliveira e os empresários Júlio Carlos Mendes da Silva e Paulo Roberto Teixeira Martins. 

A ação foi ajuizada com base em inquérito que identificou uma organização criminosa que atuava fraudando licitações e desviando recursos do município de Brodowski. Segundo a Promotoria, os réus se associaram de forma estável e permanente para fraudar o caráter competitivo de inúmeros procedimentos realizados pelo Executivo local. Foram identificadas fraudes à competitividade em pelo menos 13 procedimentos licitatórios e de empenho irregular de recursos, que resultaram na aplicação ilegal de R$ 476.055,33, pertencentes ao erário municipal. 

Segundo a petição inicial, Carreira articulou a formação de grupo criminoso, encabeçando os delitos. Um dia após sua posse, o ex-prefeito nomeou Oliveira para o cargo de secretário de Saúde. Ele ficou responsável por atestar falsamente a execução de serviços não realizados ou realizados parcialmente ou ainda realizados por pessoas diferentes daquelas contratadas pela administração. Já Martins e Silva eram proprietários de empresa cujo nome fantasia era JP Serviços de Portaria, destinatária dos valores irregularmente repassados pelo poder público municipal.

Em outra ação, esta penal, o mesmo promotor de Justiça denunciou Carreira, Silva e Martins por crimes contra a Lei de Licitações. Neste processo, o Judiciário concordou com a tese do MPSP e decretou a prisão preventiva dos dois empresários.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço