espaço

Monday , 05 de august de 2019

Inquérito quer apurar relação entre uso de agrotóxicos e morte de abelhas em Leme

Utilização irregular de substância pode prejudicar insetos
Utilização irregular de substância pode prejudicar insetos

Apurar eventual relação entre a mortandade de abelhas e o uso indevido de agrotóxicos nas áreas rurais do município de Leme é o objetivo de um inquérito civil instaurado em julho pelo promotor de Justiça Rafael de Oliveira Costa. Ao instaurar o procedimento, o membro do MPSP cita matéria jornalística publicada em veículo de grande circulação dando conta da morte de 2,5 abelhas em Leme no intervalo de uma semana, causando grande prejuízo ambiental e financeiro. O apicultor responsável pelo local suspeita que a mortandade tenha sido consequência do uso de agrotóxico nas plantações da região.

Entre as medidas determinadas no inquérito estão a solicitação, junto à Polícia Militar Ambiental, de informações sobre a mortandade das abelhas e suas possíveis causas. A Promotoria quer que a corporação investigue nas lavouras de cana-de-açúcar da região de Leme outros casos suspeitos de morte de abelhas por contaminação de agrotóxicos. 


Já o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deverá informar se existem trabalhos ou providências visando à identificação das causas da mortandade de abelhas naquela região do Estado, bem como ações para solucionar o problema ambiental. 

O inquérito solicita ainda que o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal informe para quais laboratórios o sindicato ou seus filiados encaminham amostras de abelhas suspeitas de contaminação por agrotóxicos visando a identificar sua presença, grau de concentração, bem como a possibilidade de se estabelecer ou não a relação de causalidade entre a morte das abelhas e a contaminação por agrotóxicos.

Outras informações foram solicitadas de órgãos como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas.

O promotor de Justiça considerou, na instauração do inquérito, que o crescimento da agricultura nos últimos 50 anos ocorreu proporcionalmente ao aumento do uso de agrotóxicos nas lavouras, gerando impactos na saúde humana e no meio ambiente; e que o uso irregular de agrotóxicos pode contribuir para o desaparecimento de abelhas, mesmo que sejam utilizados em baixos níveis de concentração, além de causarem desordem no enxame, levando-as à morte. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço