Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Wednesday, 07 de august de 2019

Nuipa participa de abertura de curso para conciliadores com tradução em Libras

Para coordenadora-geral, iniciativa é de extrema importância
Para coordenadora-geral, iniciativa é de extrema importância

Maria Stella Camargo Milani, e o coordenador do Nuipa Regional 2 - Barueri , Marcos Mendes LyraA coordenadora-geral do Núcleo de Incentivo de Práticas Autoimpositivas (Nuipa), Maria Stella Camargo Milani, e o coordenador do Nuipa Regional 2 - Barueri , Marcos Mendes Lyra, estiveram na última segunda-feira (5/8) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na cerimônia de abertura do Primeiro Curso Estadual de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais com tradução simultânea para Libras, realizado pelo Instituto do Legislativo Paulista e Instituto de Desenvolvimento Avançado da América Latina de Mediação em Libras.

Segundo Maria Stella, a iniciativa é muito importante, pois o curso visa a capacitar, como conciliadoras e mediadoras, pessoas com surdez e deficiência auditiva. Ainda de acordo com a coordenadora-geral do Nuipa, até hoje, quando pessoas com deficiência auditiva se dirigem a uma sessão de conciliação ou mediação, é necessária a presença de um intérprete em Libras, que é ouvinte e, portanto, um terceiro na sessão. Com a capacitação dos surdos e deficientes auditivos, passa a haver a inclusão desses cidadãos aos métodos autocompositivos.

São dez milhões de pessoas com deficiência no Brasil, sendo que cinco milhões delas estão São Paulo. 

Participaram do evento ainda o desembargador José Carlos Ferreira Alves, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o desembargador José Roberto Coutinho de Arruda, representando o presidente do Tribunal de Justiça, e ainda juízes coordenadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço