Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Friday , 09 de august de 2019

A convite de PGJ do Maranhão, Smanio faz palestra sobre inovações do MPSP

Chefes das instituições discutiram sobre reforma da Previdência
Chefes das instituições discutiram sobre reforma da Previdência

Smanio no Maranhão

A visita de dois dias que o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, fez ao Ministério Público do Maranhão para promover troca de informações e alinhavar estratégias de defesa das prerrogativas institucionais terminou nesta sexta-feira (9/8). Entre os diversos assuntos discutidos com os colegas do Nordeste, o PGJ tratou da reforma da Previdência. Hoje, Smanio proferiu a palestra "Gestão e governança em Ministério Público: experiências inovadoras do MPSP", em mais um módulo do Curso de Especialização em Gestão e Governança em Ministério Público, promovido pela Escola Superior do MPMA.

O procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, deu as boas-vindas ao palestrante, agradecendo a sua disponibilidade em vir ao Maranhão. “Mesmo com sua agenda cheia de compromissos, pela grande liderança que é e ser muito requisitado em todo o país, veio compartilhar conhecimento e experiências com os participantes da nossa pós-graduação”, destacou.

Também participaram da abertura da solenidade os promotores de Justiça Emmanuel Guterres Soares (diretor-geral da PGJ), Marcio Thadeu Silva Marques (diretora da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), Marco Antônio Santos Amorim (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da PGJ) e Raimundo Nonato Leite (diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão).

Coordenadora de pós-graduação da ESMP, a promotora de Justiça Karla Adriana Farias Vieira fez a apresentação do currículo de Smanio, que tem 21 livros publicados, é mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e lecioona na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ao tratar do tema da palestra, Smanio afirmou que as ideias de gestão e governança dentro do Ministério Público devem estar articuladas prioritariamente à atuação e a finalidade da instituição. Ele também defendeu a necessidade permanente de os órgãos do sistema de Justiça fazerem prestação de contas à sociedade. “Nós precisamos mostrar tudo aquilo que fazemos, que não pode estar resumido apenas ao trabalho processual, de dentro dos gabinetes. Nosso trabalho tem que ser publicizado para que a sociedade seja bem informada”.

Na quinta, Smanio havia assinado um termo de cooperação com o seu colega do MPMA, que aderiu ao Inova, projeto desenvolvido pelo MPSP para fomentar ações inseridas no plano estratégico institucional.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço