Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Tuesday , 13 de august de 2019

Smanio entrega estúdio/agência de notícias para fortalecer comunicação com sociedade

Capacidade de produção audiovisual da instituição aumenta com a iniciativa
Capacidade de produção audiovisual da instituição aumenta com a iniciativa

O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, inaugurou oficialmente, neste terça-feira (13/8), o estúdio de audiovisual/agência de notícias do MPSP, em mais um passo da instituição para fortalecer a divulgação dos trabalho dos cerca de 2.000 promotores e procuradores de Justiça que atuam no Estado. Com a iniciativa, o Ministério Público aumentará a sua capacidade de distribuir áudio e vídeo notícias para veiculação nas emissoras e portais da capital e do interior.

De acordo com o PGJ, que vem priorizando a área de comunicação desde que assumiu, em abril de 2016, informar a sociedade sobre a atuação dos promotores atende a um preceito constitucional: o da transparência. "Hoje é uma festa para o Ministério Público de São Paulo. Nós temos avançado muito na comunicação institucional, que antes possuía uma linguagem muito tradicional, jurídica, o que acabava dificultando o acesso da população ao que o Ministério Público tem para comunicar", disse o PGJ. 

Ainda de acordo com Smanio, toda instituição precisa apostar na comunicação, mostrando que o investimento no setor é revertido para a sociedade. "Precisamos não apenas informar sobre nossas boas práticas e prestar contas do trabalho desenvolvido, mas também ouvir a sociedade. A população precisa saber o que esperar do  Ministério Público", acrescentou.

Entre as personalidades que acompanharam a cerimônia estavam o subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional, Paulo Sério de Oliveira e Costa; o subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais, Mário Sarrubbo; a subprocuradora-geral de Justiça de Integração e Relações Externas, Lídia Passos; a corregedora-geral do MPSP, Tereza Exner; o membro do Conselho Superior do Ministério Público, Walter Sabella; o ouvidor do MPSP, Gilberto Nonaka; o ex-procurador-geral de Justiça Antonio Araldo Ferraz Dal Pozzo; o diretor de Saúde da Associação Paulista do Ministério Público, Francisco Ruiz Calejon (representando o presidente da APMP); o presidente do Conselho Curador da Fundação Cásper Líbero, Carlos Francisco Bandeira Lins; o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Saad; e a deputada estadual Edna Macedo (representando a Record TV).

Segundo Sabella, a inauguração do estúdio de audiovisual/agência de notícias do MPSP representa uma possibilidade muito mais ampla de levar ao conhecimento público toda a atuação institucional.  "A iniciativa é muito bem-vinda, e nós temos que cumprimentar os nossos companheiros da área da imprensa pelo trabalho que vem sendo realizado e pelo trabalho que continuarão agora, com muito mais eficácia, realizando". 

A velocidade com que a internet e as redes sociais estão revolucionando a comunicação foi citada por Dal Pozzo exige que o Ministério Público permaneça atualizado quanto aos novos desafios do setor. "O estúdio de audiovisual/agência de notícias é um veículo importantíssimo para que o MPSP ingresse efetivamente nessa era de comunicação global, para levar notícias sobre o que é feito faz de positivo, por exemplo, para crianças, para as pessoas com deficiência, para os consumidores".

Para Bandeira Lins, é fundamental que o MPSP se faça ainda mais conhecido, acrescentando que certamente todos os veículos de comunicação se abrirão para as notícias que o Ministério Público tem a divulgar. 

A iniciativa de apostar em um estúdio de audiovisual/agência de notícias é vista por Saad como um exemplo inteligente e compacto que deveria ser seguido por outros órgãos públicos. "Muitas vezes eu vejo órgãos montando uma televisão, quando na verdade o que eles precisam é de uma agência de notícias". 

"Comunicação é tudo em nossa vida. Achei muito importante a iniciativa do procurador-geral de Justiça, e fiquei muito feliz por ser convidada para este momento histórico", afirmou Edna. 

Smanio fez questão de citar nominalmente todos os integrantes do Núcleo de Comunicação Social pelo trabalho desenvolvido. "Quero agradecer a todos: Claudio Augusto, Ana Maria Madeira, Bárbara Mendonça, Benjamin Polastri, Bruna Ruiz, Caio Leão, Daniela Saldanha, Irving Alves, Izilda Lima, Luisa Alcalde, Marília Taufic e Renata Bastos.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço